Bom...analisando o GFS/12z de hoje..
No Atlantico uma depressão hibrida vai ganhando intensidade, irá passar bem perto da Ilha das Flores na 5f/6f, empurrando para norte uma massa de ar tropical que deverá alimentar o inicio de uma fase mais activa na circulação sobre o Atlantico e a Europa.
O GFS tem insistido neste cenário há bastante tempo, e parece que deverá materializar-se.
T+42h
Uploaded with
ImageShack.us
A preto assinalo a região que será mais activa, o centro da depressão passará um pouco a W ou mesmo em cima do limite a oeste do rectangulo, e no quadrante leste da circulação haverá uma pluma tropical muito intensa, associada ao WCB, que poderá dar alguns problemas aos Açores.
Na peninsula a dorsal anticiclónica deverá começar a exercer a sua influencia, empurrada para leste pelos sistemas Atlanticos.
...........
Mais para a frente, com o aumentar da actividade no Atlantico, teremos o AA fixo numa posição proxima á PI, extendendo-se para WSW.
Mas ainda há um resto de energia tropical a SW dos Açores que a depressão de 5f não conseguiu arrastar, pelo que se prevê que a partir do dia 28-29 essa bolsa de ar tropical começe a interagir mais fortemente com a circulação Atlantica, gerando um cavado mais forte ( grande amplitude e algumas perturbações inseridas) que deverá atingir Portugal continental.
T+168h
Uploaded with
ImageShack.us
Basicamente mantem-se o cenário de um periodo mais activo com tempo ameno mas instavel entre dia 28-29Nov e 2-3Dez, a que se segue um periodo mais fresco com a possibilidade ne alguma neve nas cotas médias, entre dia 3-4Dez e 6-7Dez.
Nos Açores teremos uma situação normal para a altura do ano...instabilidade, depressões a passar perto..mas normal.
Resumindo....
Açores-
Situação mais gravosa entre 4f e 6f, com a passagem da depressão a W.
A depressão afectará mais os grupos ocidental e central, com ventos fortes, trovoadas e chuva forte e pressistente.
Tambem a ondulação será intensa de SW.
Uploaded with
ImageShack.us
Continente-
Com o AA sempre por perto teremos tempo ameno e soalheiro até ao dia 28.
A partir de dia 28, a actividade Atlantica propaga-se para leste, afectando-nos primeiro com instabilidade associada ao ar quente..possiveis trovoadas, chuva e algum vento, sendo que depois virá uma massa de ar mais fria de NW, á medida que o cavado passa sobre o território e a circulação passa de SW para NW.
Neste periodo mais instavel poderemos ter a formação de um sistema de baixas pressões mais intenso a NW, desde o W/SW da Irlanda até ao Mar do norte, mas é obviamente muito cedo para ter ideia da sinóptica exata.
Uploaded with
ImageShack.us
Madeira-
Tudo calmo, apenas com a possibilidade de mais instabilidade entre dia 1 e 3 de Dez.
....................................
Prespectivas para o inicio de Dezembro
Bom...Os modelos estão a colocar para o inicio de Dezembro um padrão congruente com uma entrada fria na America do Norte.
Pode ser que entremos naquele temido padrão que referi que podia aparecer no Inverno, em que na falta de energia na America, e com uma la niña acentuada pela AO/NAO+, teriamos o deslocamento de um cavado semi permanente para o Atlantico central, deixando a PI num regime anticiclonico, a Europa de N num regime de SW e a europa de leste e sueste a ser afectada por uma circulação fria de N/NE com um nucleo de baixas no Mediterraneo-Mar negro.
É de referir que este padrão ( algo analogo ao inverno de 07-08) deixa espaços ocasionais quer para perturbações intensas de SW quer entradas mais frias de NE...
Não vale a pena andar já a pensar em secas ou tempo entediante ( na prespectiva do meteolouco...hehe), pois ainda falta muito tempo e já se sabe de antemão que este padrão/tendencia pode dar em coisas como o 18fev08 ou uma entrada fria de NE como ocorreu no final desse inverno mas nesse caso afectou mais Espanha...ou seja...está o jogo ainda em aberto.