Boas noites..
Tendo em conta o longo prazo, já parece haver alguma consistencia no GFS/GEFS das 12z de hoje.
Em principio as condições da circulação do jet não são as melhores para potenciar a interacção deste com a forte pluma tropical, com um ciclone tropical associado, e posterior intensificação da ondulação do jet.
Em vez disso o modelo vê dois periodos em que dois cavados distintos vão ser profundos o suficiente para capturar alguma energia tropical.
O primeiro desses dois cavados será já nesta 5f, e vai interagir de modo directo com a perturbação tropical.
Dada a trsnaferencia de uma grande dose de ar quente para a circulação extratropical, é de esperar a formação de uma frente muito activa e estacionaria ( Warm Conveyour Belt ou WCB), com o posterior cavamento de uma depressão na zona da Irlanda.
Situação a ser seguida por perto pelos Açoreanos pois há a possibilidade das ilhas, especialmente os Grupos central e ocidental, de serem afectados em cheio pelo WCB, isto se não se der mesmo a passagem do sistema tropical sobre estas ilhas antes de ser absorvido pela depressão recem formada a NE do arquipelago ( para já o GFS não aprofunda o cavado o suficiente paa capturar a depressão tropical em si, mas uma parte significativa da sua energia..o que se traduz tambem numa situação complexa embora não tão gravosa).
GEFS t+54h:
Uploaded with
ImageShack.us
Mais á frente, para os ultimos dias do mês, o GFS volta a criar um cavado na zona dos Açores, absorvendo mais um bom bocado do que resta da pluma tropical, e gerando um campo depressionario mais intenso no Atlantico.
Este já afectará o continente, primeiro com o tal fluxo de SW mais instavel e quente, e depois com um fluxo mais frio mas tambem instavel de NW.
GFS t+180h:
Uploaded with
ImageShack.us
Resumo:
Amanhã e depois teremos alguma instabilidade com trovoada e granizo no litoral, e alguma neve nas terras altas.
Depois virá a dorsal, empurrada para leste devido á instabilidade que vai surgindo no Atlantico.
Teremos até aos ultimos dias do mês uma situação dominada pelo anticiclone, centrado entre a Madeira e a PI, com tempo soalheiro e ameno, excepto em alguns pontos susceptiveis a inversões térmicas, onde as noites serão frias.
A partir do final do mês, aumento da instabilidade, que deverá durar até inicios de Dezembro.
Atenção á situação de mau tempo nos Açores para a proxima entre a tarde de 4f e a tarde de 6f proximas, e depois para a outra semana, a partir de 3f/4f.
Na Madeira tudo calmo..qualquer chuva que haja, ou restos de frentes não serão nada de significativo....predomina o sol e o tempo agradavel, com um intensificar dos Aliseos de NE durante o fim de semana.