Sim no geral não recua, cava a depressão, mas aí não está sozinho, já o canadiano tem um cenário semelhante, e também o australiano por exemplo.
Mas o "pequeno" detalhe de ficar retida a Oeste agora nesta saída, "apenas" passa de um evento de neve a cotas médias/baixas para um evento morno de dilúvio total em Portugal continental.
Isto só para nos relembrar que mínimos desvios numa previsão têm um impacto descomunal no médio prazo, nao vale a pena grandes filmes e grandes esperanças.
Eu olhando para as saídas até esta do GFS estava na minha a achar "neve.. deve ser.. delírio".. Esse cenário foi-se (não me admiro que volte noutra saída), mas a única coisa que me tem feito não descartar totalmente o cenário depressionário do GFS é de facto ele estar não totalmente sozinho, mas acompanhado (mais ou menos) por outros modelos, na "luta" contra o ECMWF.
É de facto estranha tamanha diferença ainda assim, e eu continuo até prova em contrário a confiar mais no ECMWF, mas vamos ver, pois está desta vez sozinho contra os restantes. Se ganhar totalmente será um dos seus maiores triunfos na "guerra modelística"!
Mas olhando para um "ensemble" dos modelos todos, acredito que talvez fique algo no meio. Mas não vale a pena grandes suposições para já, está mais do que visto!