E pronto...o GFS está congruente com o ECMWF, e instauram aquele que eu penso vir a ser o padrão dominante neste proximo (não)Inverno.
Infelizmente aquela minha analise de há uns dias para o inicio de Dez. ficou por terra...ao que parece a tendencia de organização da circulação zonal está a empurrar a zona mais activa, por onde se dão as intrusões tropicais, um pouco para oeste, enquanto que dos Açores para leste há a tendencia de formação anticiclónica ( Ridging), um pouco mais cedo do que eu esperava..mas entrámos no padrão temido por todos os entusiastas da meteo..hehe
.................................
Para já no médio prazo, temos uma pequena perturbação frontal que vai afectar o norte do pais na proxima 4f..e tambem já está consensual nos modelos:
Theta-e T+108h
Uploaded with
ImageShack.us
Esta pequena perturbação está associada a uma ligeira ondulação frontal e a massas de ar quente e humido nos niveis medios e baixos ( o Theta-e é uma das formas de medir o conteudo energetico da uma massa de ar, quanto mais humidade e calor transportado numa massa de ar maior o seu theta-e).
Se fosse há 1 mês e tal, não exitaria...TROVOADAS....mas nesta altura do campeonato o Interior está a ficar frio e o litoral tambem segue o mesmo caminho...não havendo uma frente mais intensa a forçar o ar a subir, não sei até que ponto poderá haver alguma coisa.
A ideia para já aponta para que esta frente ao injectar ar mais humido e quente possa dar origem a alguns chuviscos estratiformes no norte, e nevoas/pouco nebulosidade mais a sul...
Mas caso hajam boas condições para aquecimento diurno, e o forçamento associado á ondulação do jet aumente, há algumas chançes para aguaeiros mais fortes ou mesmo trovoadas, especialmente na faixa litoral e no interior sul
......................
No longo prazo...como disse mais acima neste post, há uma tendencia para empurrar a dorsal para cima de nós, e abrir um canal de advecção tropical para o Atlantico Ocidental ( entre os Açores e a Bermuda/EUA), isso terá por efeito uma fixação cada vez mais forte do AA aqui na PI, enquanto no Atlantico-Europa reina a forte actividade ciclonica associada a uma zonal forte e ao cavado que vai ficar para oeste dos Açores.
Na Europa de E/SE, o regime será NW...havendo possibilidades de ciclogensese no Mediterraneo central e ocidental.....
A Europa Central e de Leste poderá ver os primeiros flocos de neve já no final deste Mês ou inicio do proximo..