Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Atenção á 6f pela noite, possibilidade de uma ciclogenese rapida a W.

Uma short-wave associada a um nucleo muito frio aos 500hpa ( -25 a -30ºC) desprende-se do vortice polar principal, precorrendo um vasto caminho até SE dos Açores.
Ao encontrar aguas mais quentes ( 20-23ºC), e uma baixa troposfera muito energética, as linhas de forçamento deverão gerar actividade convectiva muito intensa.
Esta actividade levará á formação de uma baixa cujo cavamento é favorecido pelo posicionamento da região activa sob a saida leste do jet streack, uma zona onde há divergencia em altura e se promove a rapida ascensão do ar, numa reacção que leva á descida rapida da pressão.

Esta situação é para seguir com cuidado nos proximos dias!

Alguns efeitos seriam eventos convectivos intensos, chuvas e ventos fortes e ondulação vigorosa inclusivé no Algarve.

Para já este cenário é evidente tanto no GFS12z como no ECMWF12z.

......................

Depois de Sabado mantem-se o cavado a oeste do território, com sucessivas regiões depressionarias a serem criadas fundindo-se e acabando por definhar, num processo ciclico aqui a NW/W...devido ao facto do anticiclone Europeu não as deixar progredir para leste.

Assim sendo teremos:
4f-6f, agueceiros/trovoadas dispersos, mais frequentes e intensos no litoral e no sul.

6f-sab, uma situação mais gravosa, com ventos mais fortes de S e chuvas intensas...actividade convectiva tambem intensa.

sab-3f/4f, manutenção da instabilidade com tempo ameno e aguaceiros/trovoadas...menos vento mas a manter-se do quandrante S/SW.

boas

ja viram as iagens de satelite?
estao a formar-se ao que pareçe celulas... parece uma linha de istabilidade

Atenção á 6f pela noite, possibilidade de uma ciclogenese rapida a W.

Uma short-wave associada a um nucleo muito frio aos 500hpa ( -25 a -30ºC) desprende-se do vortice polar principal, precorrendo um vasto caminho até SE dos Açores.
Ao encontrar aguas mais quentes ( 20-23ºC), e uma baixa troposfera muito energética, as linhas de forçamento deverão gerar actividade convectiva muito intensa.
Esta actividade levará á formação de uma baixa cujo cavamento é favorecido pelo posicionamento da região activa sob a saida leste do jet streack, uma zona onde há divergencia em altura e se promove a rapida ascensão do ar, numa reacção que leva á descida rapida da pressão.

Esta situação é para seguir com cuidado nos proximos dias!

Alguns efeitos seriam eventos convectivos intensos, chuvas e ventos fortes e ondulação vigorosa inclusivé no Algarve.

Para já este cenário é evidente tanto no GFS12z como no ECMWF12z.

......................

Depois de Sabado mantem-se o cavado a oeste do território, com sucessivas regiões depressionarias a serem criadas fundindo-se e acabando por definhar, num processo ciclico aqui a NW/W...devido ao facto do anticiclone Europeu não as deixar progredir para leste.

Assim sendo teremos:
4f-6f, agueceiros/trovoadas dispersos, mais frequentes e intensos no litoral e no sul.

6f-sab, uma situação mais gravosa, com ventos mais fortes de S e chuvas intensas...actividade convectiva tambem intensa.

sab-3f/4f, manutenção da instabilidade com tempo ameno e aguaceiros/trovoadas...menos vento mas a manter-se do quandrante S/SW.

Bahhhh ... interessante com este cenário que mostra o GFS e ECM é para os peixes, pois são os únicos que podem surfar nas ondas e levar com chuva ao mesmo tempo, pois com este cenário a precipitação ficava toda a nos dizer Adeus !!
E volto a reforçar ..... a depressão está cada vez mais no mar, nos principais modelos, quer Sábado quer Domingo e Segunda em diante seria muito mais provável a Norte e Centro!!:sad::sad::sad:

Para a chuva chegar aqui ... e mantendo-se as linhas depressionários no valor que estão a linha dos 1005 hpa tem que nos colar, reparem que neste momento já se encontra quase nos 1015 hpa cá em cima ... e deste jeito no fim de semana teremos somente chuva no mar, e vento e ondulação.

Não me agrada nada estas runs de hoje ... a depressão tem que encostar mais ...

Para a chuva chegar aqui ... e mantendo-se as linhas depressionários no valor que estão a linha dos 1005 hpa tem que nos colar, reparem que neste momento já se encontra quase nos 1015 hpa cá em cima ... e deste jeito no fim de semana teremos somente chuva no mar, e vento e ondulação.

Neste momento estão 1015 mbar na região de Sintra e chove bem há mais de duas horas (bem mais do que pode indiciar o radar, devido às nuvens serem baixas). O mais importante não é a pressão atmosférica absoluta, mas o seu gradiente, e acho que a situação continua interessante para o Algarve, nem percebo por que é que o GFS prevê tão pouca precipitação com aquela sinóptica.

Já se vê no satélite o porquê do lançamento do aviso laranja para os distritos de Lisboa e Setúbal, vai ser uma noite e manhã bem chuvosas.

Bahhhh ... interessante com este cenário que mostra o GFS e ECM é para os peixes, pois são os únicos que podem surfar nas ondas e levar com chuva ao mesmo tempo, pois com este cenário a precipitação ficava toda a nos dizer Adeus !!
E volto a reforçar ..... a depressão está cada vez mais no mar, nos principais modelos, quer Sábado quer Domingo e Segunda em diante seria muito mais provável a Norte e Centro!!:sad::sad::sad:

Não me agrada nada estas runs de hoje ... a depressão tem que encostar mais ...

Aurélio o péssimista do costume!!!!!!eu concordo plenamente com o Stormy:thumbsup:

A manterem-se as previsões dos actuais modelos parece que vamos mesmo ficar a ver navios...recordo-me que já tivemos situações destas no passado com os modelos a preverem o oposto, ou seja, muita chuva a chegar ao continente , que depois na prática resultou no grosso da precipitação ficar retida no oceano. Agora com os modelos a preverem que grande parte dela fique a olhar a costa já não digo nada...
Pelos modelos o melhor desta semana, aqui para o sul, vai ser esta noite e a manhã de amanhã. De resto só lá para Domingo é que poderá vir qualquer coisita, isto supondo que os modelos acertam na sua previsão:)

Desculpem-me o off-topic, mas os senhores falam mais no centro e sul do país.:angry:
O Norte também existe sff.

Já aproveitando o "barco", qual a situação até domingo para o norte do país?

Cumps,
rfilipeg

Aurélio o péssimista do costume!!!!!!eu concordo plenamente com o Stormy:thumbsup:

Atenção que o Aurélio estava a referir-se especialmente ao Sul.
E realmente o Sulhoje, amanhã e depois não terá tanta precipitação quanto isso, mas também acho pessimismo em excesso. Vai haver precipitação. E não é pouca

Nesta run GFS das 18 h 2ªfeira é bem molhada, até no algarve.
Note-se a variabilidade entre os output das runs sucessivas. A análise do Stormy parece válida.
Mas o Stormy e o Aurélio atacam o problema de forma diferente.
Lembro-me dos meteorologistas de "velha guarda" discutirem que a previsão acaba por refletir a personalidade de quem a faz ;)
com esta frasenão mando indiretas a ningu´m, mas escrevo-a para chamar a atenção para este aspecto fascinante da meteorologia.

Atenção que o Aurélio estava a referir-se especialmente ao Sul.
E realmente o Sulhoje, amanhã e depois não terá tanta precipitação quanto isso, mas também acho pessimismo em excesso. Vai haver precipitação. E não é pouca

Nesta run GFS das 18 h 2ªfeira é bem molhada, até no algarve.
Note-se a variabilidade entre os output das runs sucessivas. A análise do Stormy parece válida.
Mas o Stormy e o Aurélio atacam o problema de forma diferente.
Lembro-me dos meteorologistas de "velha guarda" discutirem que a previsão acaba por refletir a personalidade de quem a faz ;)
com esta frasenão mando indiretas a ningu´m, mas escrevo-a para chamar a atenção para este aspecto fascinante da meteorologia.

Não se trata disso .... o Stormy apenas presumo eu, utiliza a sinóptica para realizar as suas previsões embora não percebo onde vê ele a chuva no sul aqui na Quinta e Sexta.
Relativamente ao Sábado e Domingo se olhasse somente apenas á sinóptica também diria " Ena que belo fim de semana vou ter de chuva", só que consultando depois os modelos dos mapas de precipitação apercebemo-nos que não se trata de nada disso .....
Obvio que amanhã poderá estar diferente e esperemos bem que sim ... mas que seja para melhor, até os modelos em termos de previsão têm vindo a desenhar geralmente o mesmo, quando um prevê uma alteração os outros também prevêem ...
O Stormy tal como eu .. somos muitos "empolgativos" no que ao "mau tempo" diz respeito ...

E sim falava somente relativamente ao sul pois no resto do país mantinha-se mais ou menos igual !!

EDIT: Esta run das 18h ilustra aquilo que estava a dizer ... por mim já nem mexia mais !!

Eu faço a minha analise olhando para os modelos, para o maximo possivel de informação de modo a fazer prognosticos o mais validos possiveis....
Depois tambem vou utilizando alguma da experiencia que adquiri ao longo dos ultimos 3/4 anos e tambem aquela base climatologica/caracteristicas locais que tendem a influenciar o modo como uma sinoptica se reflecte ao certo tendo em conta as diferenças locais.

Por fim, tendo a abordar as previsões sempre com um grau de intensidade um pouco em excesso, prefiro sobreavaliar uma situação e falhar por defeito do que por excesso...assim as pessoas ficam mais preparadas...

A situação de 5f e 6f no Sul, Aurélio, é uma situação em que teremos um influxo seco e quente nos niveis médios..uma "capping layer", que actua como "panela de pressão", ou seja, cria um abiente de céu limpo que favorece o aquecimento diurno.
Tendo em conta que a temperatura subirá até perto dos 25ºC e há muita humidade, acho que teremos alguma instabilidade nesse dia.

O modelo não vê essa situação porque é um modelo global, não sabe ao certo o quanto vai aquecer na planicie alentejana e como não prevê grandes linhas de forçamento infere que não haverá precipitação.

Eu, por outro lado, sei que é possivel que a temperatura suba bastante, sei que há serras e que o ar que vem de sul contra as mesmas é rico em humidade, e como tambem acho que pode sempre haver um pouco mais de forçamento do que o previsto, ou pelo menos fenomenos mesoescalares ( os modelos podem sempre errar por 10km na posição do jet e isso já pode trazer grandes mudanças) que podem levar a instbailidade local e portanto, algumas trovoadas/aguaceiros dispersos.

Mas quando chegarmos lá mais perto e houver dados dos modelos de meso. ( mais detalhados) logo veremos como a coisa se vai comportar.

O que vem direito a Peniche?

semttulowmd.jpg

Estão boas células a SW, deverão entrar em terra numa faixa entre Peniche e Sines ao longo das proximas horas.
Como são células embebidas num fluxo muito quente e humido não teremos grandes possibilidades de granizo nem actividade electrica intensa...mas podem ocorrer precipitações localmente muito fortes assim como rajadas de vento localmente intensas.

Por enquanto muito calmo
Estão boas células a SW, deverão entrar em terra numa faixa entre Peniche e Sines ao longo das proximas horas.
Como são células embebidas num fluxo muito quente e humido não teremos grandes possibilidades de granizo nem actividade electrica intensa...mas podem ocorrer precipitações localmente muito fortes assim como rajadas de vento localmente intensas.