Spider
Moderação
Que monstro! Se isso chega aqui, vamos ter muitos estragos....
É o que acontece quando não somos entendidos na matéria.Não, esse "monstro" será uma profunda depressão que os modelos estão a cavar a noroeste da Península Ibérica. O que talvez vamos ter vai ser a passagem de linhas de instabilidade sobre o território de Portugal Continental, provavelmente durante o dia de Sexta-feira; essas linhas de instabilidade é que poderão vir a provocar precipitações moderadas.
Mas nada de anormal está previsto que venha a ocorrer.
Sim essa depressão cavada dessa maneira tem rajadas acima dos 200km/h mais perto do centro depressionário isso não ah duvidas penso eu! mas lá esta felizmente que se fica pelo alto mar!! mesmo assim aqui com a passagem de frente fria mais activa na sexta poderemos ver bastante vento...parecido ao que vimos na área da grande Lisboa no últimos fim de semana (Domingo), quanto a chuvas penso que não vão ser apenas moderadas mas sim forte com as consequências que se sabe que provocam em cidades como Lisboa ou Setúbal! ainda por cima é uma frente que trás muito mais convecção que a de Domingo passado. Depois no Sábado e Domingo poderíamos ter a cereja no topo do bolo com a depressão a nos cair em cima ou de preferência junto a costa em direcção a sul para o golfo de cadiz mas com uma pressão bem mais alta deverá se situar nos 990hpa a 995hpa, assim teríamos aguaceiros e trovoadas do melhor que se pode imaginar, mas lá está é numa questão se... para já é ficar de olho na frente de sexta depois logo se verá, se bem que se vai saber antes o que depois se passará, talvez quinta já se saiba...
Aqui fica um exemplo do que seria bom para termos boa animação no fim de semana com bons aguaceiros e trovoadas...
Realmente, das três "barbelas" assinaladas, a mais à direita parece indicar os 100 nós...falha minha e desculpe o reparo.
Segundo o MetOffice, o centro de baixas pressões que afectará Portugal estará centrado, em superfície, a noroeste de Portugal na Sexta-feira; um sistema frontal vai atravessar o território do continente, de oeste para leste. A maior instabilidade resultará nos locais que fiquem a norte da trajectória por onde passar o "ponto" de intersecção, à superfície, da frente fria (mais rápida) com a frente quente (mais lenta). O deslocamento para leste de todo o sistema frontal, irá dar origem a um outro centro de baixas pressões algures no Mediterrâneo Ocidental ou a nordeste da Península Ibérica (resultante do estrangulamento, em altitude, de uma intrusão de ar frio com uma orientação NO/SE, estendendo-se do Atlântico Norte para o Mediterrâneo Ocidental).
Não estou a ver a baixa pressão, centrada a noroeste, baixar de latitude.
Resumindo, penso que a maior instabilidade afectará principalmente as regiões do Litoral Oeste, progredindo depois, no interior, na direcção nordeste.
CopyRight@MetOffice
Teremos vários dias de chuva por vezes intensa. As previsões do IM já o assinalam.
Só não quero ventos fortes pois a minha casa é algo exposta a ventos vindos de oeste a sul.Resumindo, penso que a maior instabilidade afectará principalmente as regiões do Litoral Oeste, progredindo depois, no interior, na direcção nordeste.