Boas
Até 5f continua o tempo relativamente desinteresssante, com o AA a SW impondo um fluxo de W/SW a norte e NW a sul...com restos de frentes a causar precipitação ocasional, mais forte a norte.
Na 5f, seremos afectados pela circulação de uma potente baixa extratropical a NNE dos Açores, com esta sinoptica espera-se a entrada de uma nova massa de ar tropical, não só com muita agua precipitavel mas tam com elevada instabilidade/dinamica implicitas...esta massa de ar é transportada á frente de uma frente fria que se move lentamente para este.
Assim sendo, entre 6f e domingo são provavis eventos de precipitação/instabilidade fortes a moderadas, por todo o território á medida que a frente progride lentamente para este.
Tambem é esperado algum vento, moderado a forte, no litoral e terras altas.
Neste periodo ( 6f-dom) o que destaco mais ( para alem da ondulação e ventos possivelmente significativos..) é mesmo a precipitação, já que a frente se desloca muito lentamente e contem instabilidade embebida...terrenos altos virados para sul poderão ser afectados por muita precipitação orografica, sendo que o GFS coloca mais chuva no Algarve e Alentejo exatamente devido ao efeito orografico das serras Algarvias.
Para a primeira metade da proxima semana os modelos colocam o vortice em altitude/cold core, associado á baixa nos Açores, a progredir para SE, cruzando Portugal de NW para SW e estagnando-se no mediterraneo SW.
Isto traduziria-se na formação de uma ULL com forte expressão em superficie ( cerca de 1000hpa de Pmin), que traria instabilidade á peninsula ( em Pt continental essa instabilidade seria maior no centro e sul entre domingo e 3f) por algum tempo, antes de ser absorvida por um cavado no mediterraneo central.
Este sistema é pacivel de causar muita e perigosa actividade a convectiva numa area que vai desde o Algarve, pela costa, até ao sul da Catalunha, onde o frio em altura em contraste com as elevadas SST´s e com alguns restos da prévia advecção tropical se conjugariam numa receita..interessante
Então na comunidade valenciana e zona S/SW espanhola...ui...com o fluxo de E/NE que varreria toda a PI nesta altura, poderia sofrer precipitações de caracter extremo devido á orografia..
De resto pode-se dizer que o ECMWF e o GFS estão mais ou menos de acordo neste cenário..até ás 168-192h...portanto é mais uma situação a acompanhar...
No longo prazo...vejo que os modelos apostam num periodo de zonal caotica...algo similar a algumas situações do inverno passado....estranho, mas interessante