David sf
Moderação
Pela leitura dos modelos (1ºpainel) não estou convencido que venha a existir uma mudança de padrão. Vendo o NOGAPS, ECMWF e GFS, fiquei com a ideia que poderá haver uma diminuição de temperatura mas coisa ligeira, nada significativa.
Admito que esta visão, para a semana que se avizinha pode vir a revelar-se incorreta, mas o que não está incorreto é o que vou escrever de seguida.
Lembro que este "prolongar de verão" de que muitos se queixam é perfeitamente natural, comum, mesmo em anos com verões mais quentes.
Lembro-me que num ano anterior até mandei uma piada qq no meu trabalho do género " este ano ano não se vão usar pinheiros de natal, é melhr usar palmeiras." E houve quem me levasse a sério
a chuva virá... e se não vier cá estamos para analisar a situação.
Bernardino
Tens toda a razão, não se vislumbra em qualquer modelo, nem a qualquer prazo, nenhuma mudança de padrão relevante. Eventualmente uma muito ligeira descida de temperatura máxima (e mais significativa da mínima) para o final desta semana, mercê de uma alteração da circulação de suste para nordeste, mas nesta altura do ano, o nordeste ainda não traz frio, apenas serviria para amenizar um pouco.
E este "indian summer" é perfeitamente normal. Em novembro dir-se-á que o "verão de São Martinho" ocorreu este ano mais cedo (se formos a ver o verão de São Martinho ocorre sempre; se for na primeira quinzena de novembro é normal; se for em outubro é um S. Martinho antecipado, se for no final de novembro é um S. Martinho atrasado, mas uma ou duas semanas anticiclónicas no outono é totalmente normal, este ano como foi mais cedo, nota-se mais porque dá para aquecer mais).