Boa noite
Parece-me que estão a esquecer-se um pouco disto: os meses mais propícios a uma elevada evapo-transpiração são por norma os meses de Julho e de Agosto.
Certamente não o foram este ano; não só as temperaturas foram um pouco mais baixas que o esperado como a pluviosidade foi acima também do esperado.
A gravidade da seca sente-se particularmente no que concerne à agricultura, regadio, floresta, etc, etc.
Como estes dois meses foram menos propícios à evapo-transpiração dos solos, mais humidade as plantas tiveram disponíveis.
Mesmo com uma primavera quente e seca, as plantas tiveram água durante o verão para a sua maturação.
Este foi um bom ano agrícola em geral, as culturas aceleraram o seu desenvolvimento e tiveram uma maturação excelente, muitas delas semanas antes do normal.
Em particular, aqui no Minho e Douro Litoral, a vinha este ano foi não só excelente como beneficiou de um Julho e um Agosto tendencialmente frescos; em muitos locais a vindima efectuou-se com pelo menos 2 semanas de adiante relativamente ao normal.
Em países do centro-leste da Europa, com menos precipitação do que a que temos no nosso território, é raro queixarem-se de secas. Porquê? Porque o grosso da precipitação cai no verão ou no período mais quente do ano, exactamente quando as plantas mais precisam dela.
Seria pior para a nossa cultura ter um inverno e primavera húmidos e depois termos um Julho e um Agosto muito quentes e secos...
Bom fim de semana