Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

O Coamps também dá bastante chuva

coamps266.png

Esta run das 18 do GFS colocou a precipitação mais a sul, na zona de Sines. Mas, vendo todos os modelos, isto está muito confuso, digo eu, por exemplo, o GEM mete grosso da precipitação no Algarve, o UKMO coloca alguma severidade no Noroeste do país, até está bastante parecido ao Hirlam mas o Hirlam é de 6 horas. O BOM ACCESS mete a zona de Lisboa e do Algarve com elevada precipitação.

pessoal mais experiente, o que é que me dizem disto, está medonho, não acham?
Notas

O modelo UKMO que apresentaste, tem acumulações de precipitação de 12 horas. O gfs é apenas de 6h.
Vejam o período.

Outra coisa, para não haver confusão.
Quanto põem uma carta de precipitação do gfs, por exemplo, às 8h de segunda-feira, significa que é a quantidade de precipitação que cai entre as 2h e as 8h, ou seja, num espaço de 6h.

Mas não esquecer que o meteociel é francês. Logo, isso convertido para hora portuguesa é: das 1h às 7h.
E convertido para hora UTC é das 0h às 6h.
Períodos de 6 horas.

A cerca de 48 horas da entrada da frente prevista para o nosso continente penso já é um dado mais que adquirido que vai chover bem, agora quantidades e localização penso que somente horas antes e atraves da imagens de Satelite e Radar.

Agora os modelos servem e bem para as autoridades competentes analisarem a situação e emitirem os devidos alertas caso entendam ser necessario.

em relação ao dia de amanhã, não consigo entender como é que se prevê chuva, a imagem de satélite está assim, e aquelas nuvens em Marrocos vão para outro lado:huh:

http://www.sat24.com/en/sp

Notas

Outra coisa, para não haver confusão.
Quanto põem uma carta de precipitação do gfs, por exemplo, às 8h de segunda-feira, significa que é a quantidade de precipitação que cai entre as 2h e as 8h, ou seja, num espaço de 6h.

Curioso. Andei enganado anos. pensava que o periodo de 6h começava 3h antes e 3h depois da hora da carta. Ou seja, neste caso particular, seria a precipitação das 5h até às 11h.

Curioso. Andei enganado anos. pensava que o periodo de 6h começava 3h antes e 3h depois da hora da carta. Ou seja, neste caso particular, seria a precipitação das 5h até às 11h.

Pois, é comum alguns interpretarem dessa forma.

Run das 18h, significa que começa a contar exactamente a partir desse momento.
Ou seja, as primeiras 6h de precipitação correspondem ao acumulado de precipitação entre as 18h e as 0h.
20h e 2h - hora francesa (meteociel).
19h e 1h - hora portuguesa.

No fim-de-semana de 29/30, quando a hora mudar, ficamos igual à hora UTC. Portanto, a run das 18h corresponderá às nossas 18.
E +1h em França (meteociel), e não +2h como é no horário de verão.

Pois, é comum alguns interpretarem dessa forma.

Run das 18h, significa que começa a contar exactamente a partir desse momento.
Ou seja, as primeiras 6h de precipitação correspondem ao acumulado de precipitação entre as 18h e as 0h.
20h e 2h - hora francesa (meteociel).
19h e 1h - hora portuguesa.

No fim-de-semana de 29/30, quando a hora mudar, ficamos igual à hora UTC. Portanto, a run das 18h corresponderá às nossas 18.
E +1h em França (meteociel), e não +2h como é no horário de verão.

Um esclarecimento muito pertinente, dado que eu também estava equivocado!

Respondam-me a uma questão pff. Perante as circunstâncias do sistema frontal de domingo/segunda qual é a espessura aproximada das nuvens que carregam a precipitação?
Eu sei que é uma pergunta secundária e até algo estúpida... loool
Abraço

Para aqui o GFS tirou muita chuva e também bastante vento...

em relação ao dia de amanhã, não consigo entender como é que se prevê chuva, a imagem de satélite está assim, e aquelas nuvens em Marrocos vão para outro lado:huh:

http://www.sat24.com/en/sp

Penso que seja daqui que irá nascer alguma instabilidade progredindo para Norte.

Também penso o mesmo Geias...

Relativamente ao GFS esperemos que seja apenas uma RUN... Pois praticamente desapareceu a frente de quarta feira...

Respondam-me a uma questão pff. Perante as circunstâncias do sistema frontal de domingo/segunda qual é a espessura aproximada das nuvens que carregam a precipitação?
Eu sei que é uma pergunta secundária e até algo estúpida... loool
Abraço

Não entendi bem a pergunta, espessura em que sentido ? Altura das mesmas, etc ?
Numa superfície frontal deste género temos todo o tipo de nuvens, das mais baixas até às mais altas.

Não entendi bem a pergunta, espessura em que sentido ? Altura das mesmas, etc ?
Numa superfície frontal deste género temos todo o tipo de nuvens, das mais baixas até às mais altas.

Refiro-me à largura das nuvens, tendo como referência um suposto plano paralelo imaginário da crosta terrestre? Não sei se me faço entender!:thumbsup: