Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

O meteorologista Costa Alves, ainda há pouco na SIC, chamou a atenção para a frente que atingirá o território do Continente na Quarta/Quinta-feira, adiantando que até poderia ser um pouco mais gravosa do que aquela que passou esta noite. Isso vai ser de facto assim?

E a seguir temos o AA durante o fim de semana?

Sim Rainy, tudo aponta para o regresso do sol, mas com as temperaturas de Outono. É uma questão de seguir os modelos. Mas vamos com calma que ainda falta a 2ª mão desta primeira eliminatória na próxima Quarta-Feira :lol:

Sim Rainy, tudo aponta para o regresso do sol, mas com as temperaturas de Outono. É uma questão de seguir os modelos. Mas vamos com calma que ainda falta a 2ª mão desta primeira eliminatória na próxima Quarta-Feira :lol:

Sim e arrumadas essas contas poderemos partir para o fim de semana. Mas agora convém acompanhar um evento que deve ser seguido com atenção. Não esquecer que o regime de aguaceiros se vai manter até 4ª, e que acumulados generosos são para já esperados na transição 4ª / 5ª feira quer nas últimas previsões do GFS como do ECM. Uma coisa de cada vez...

Sim e arrumadas essas contas poderemos partir para o fim de semana. Mas agora convém acompanhar um evento que deve ser seguido com atenção. Não esquecer que o regime de aguaceiros se vai manter até 4ª, e que acumulados generosos são para já esperados na transição 4ª / 5ª feira quer nas últimas previsões do GFS como do ECM. Uma coisa de cada vez...

Eu sei mas é que não me apetecia nada voltar a ter o AA em cima de nós, sabe se lá se não se repete o cenário deste mês:(

As coisas não são como queremos, são como têm de ser! Se não chover durante mais 1 mês o que podemos nós fazer? :mad:

não me digas que já se está a propiciar um novo bloqueio ad eternum do AA, essa não!:angry:

foi só uma pergunta, calma:)

foi só uma pergunta, calma:)

Zephyros, a tua suposta "pergunta" foi uma exclamação. Tens que respeitar o tempo e aceitá-lo. Analisar modelos, seguir este brilhante fórum, perceber esta temática... Depois, fotografar, viver, admirar fenómenos. Partilhar esse gosto que nos move pela meteorologia. Mas não estar sempre a recorrer à crítica fácil... Tivemos ontem e vamos ter ainda esta semana chuva a potes. Depois de uma semana chuvosa, uns dias de sol, com temperaturas normais para a estação não farão mal nenhum. Não achas Zephyros? Vamos seguindo os modelos com calma e atenção. Um abraço e peço desculpa pelo off-topic

Relativamente á situação de Quarta_Feira parece-me é que poderá ter porventura uma durabilidade maior em termos da mesma região, nomeadamente a região Norte e a região Centro-Norte e com dois pontos distintos.
Um será onde passará o núcleo da depressão muito activo, o outro será onde será a maior carga da precipitação respeitante ao sistema frontal propriamente dito.
Neste momento o nucleo não deverá atingir o Minho mas sim a Galiza ou passar junto á costa.
A parte mais activa de acordo com os modelos atingirá em força a região Centro-Norte !!

Desta vez o Baixo Alentejo e o Algarve deverão ser mais poupados ....

Relativamente ao longo prazo, o que tenho a dizer é que enquanto aquele Anticiclone Escandinavo ficar por lá, não existe AA que possa ficar muito em cima para nós, ou então terá que ficar mais a sul.
Aliás os modelos mostram isso quase a 10 dias, com uma forte zonal a tentar empurrar o AA mais para sul.já foi dito, temos que ir com calma, pois o dia de Quarta-Feira parece vir a ser muito interessante ...

Relativamente áqueles que estão com medo, que o AA caia o mês todo em cima de nós, neste momento não vejo qualquer indicação nos modelos que o indique !!

Mas como

Relativamente á situação de Quarta_Feira parece-me é que poderá ter porventura uma durabilidade maior em termos da mesma região, nomeadamente a região Norte e a região Centro-Norte e com dois pontos distintos.
Um será onde passará o núcleo da depressão muito activo, o outro será onde será a maior carga da precipitação respeitante ao sistema frontal propriamente dito.
Neste momento o nucleo não deverá atingir o Minho mas sim a Galiza ou passar junto á costa.
A parte mais activa de acordo com os modelos atingirá em força a região Centro-Norte !!

Desta vez o Baixo Alentejo e o Algarve deverão ser mais poupados ....

Relativamente ao longo prazo, o que tenho a dizer é que enquanto aquele Anticiclone Escandinavo ficar por lá, não existe AA que possa ficar muito em cima para nós, ou então terá que ficar mais a sul.
Aliás os modelos mostram isso quase a 10 dias, com uma forte zonal a tentar empurrar o AA mais para sul.já foi dito, temos que ir com calma, pois o dia de Quarta-Feira parece vir a ser muito interessante ...

Relativamente áqueles que estão com medo, que o AA caia o mês todo em cima de nós, neste momento não vejo qualquer indicação nos modelos que o indique !!

Mas como

A situação de 4f apresenta uma sinóptica que é susceptivel de ter um certo grau de imprevisibilidade.
A ciclogenese prevista pode tomar uma intensidade superior ao que está actualmente no consenso dos modelos, algumas perturbações do ensemble do GFS mostram de facto tal cenário.

Isto deve-se ao facto de que esta perturbação arrastará novemente uma vaga de ar tropical muito energético para norte, e terá uma interacção muito mais proxima quer com o jet quer com uma bolsa de ar frio e instavel a NW, numa situação que em bruto não difere muito do que os modelos viam na situação do oeste em 2009.
Como tal é preciso manter olho nos modelos e essencialmente no nowcasting.

Para quarta, quais as regiões mais afectadas?

Para quarta, quais as regiões mais afectadas?

Está um post meu na página anterior, que mostram saídas de vários modelos e que mostram alguma dispersão.
http://www.meteopt.com/forum/seguim...odelos-outubro-2011-a-6054-50.html#post303089

Em meteorologia nem sempre é possível responder a perguntas desse género, além da dispersão entre modelos, são coisas em que os detalhes mudam ao longo das saídas, e depois a própria realidade nem sempre segue o modelado, aliás, nunca segue, tem é mais ou menos erros.
Uma olhadela nos mapas que referi já dá uma ajuda para avaliar possíveis zonas, mas infelizmente em meteorologia nunca há certezas nem respostas conclusivas a perguntas desse género, a não ser que o enganem.

Pode ser só impressão minha mas por acaso o ECM não agravou um pouco a situação de Quarta-Feira ??

Estou de olho também no médio_longo prazo !!