Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Deixo aqui estes mapas de previsão de precipitação.
São baseados no GFS e prevêem o acumulado em 3 horas.
No canto superior direito adicionamos 1 hora à indicada: 18h UTC=19h em Portugal continental.
O acumulado corresponde sempre às 3 horas anteriores: das 15h UTC até às 18h UTC ou das 16h até às 19h.

isobarscloudsrainiberia.png

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA - Possibilidade de períodos de chuva moderados a fortes e trovoadas nas próximas horas, com vento muito forte, sobretudo nas vertentes norte ...
POSTED pelo gerofil

Quem pode confirmar-me esta situação pois na analise dos modelos e ate pelo satelite não vejo nada que indique...ate mesmo em relação ás trovoadas.. Podem responder me sff:unsure:

Fontes: Aviso Laranja do Instituto de Meteorologia, Tempo nas Ilhas e Observatório Meteorológico do Funchal

Neve na serra da estrela amanha ? o que vos parece ?

Irá ocorrer neve nos pontos mais altos da serra da estrela, mas irá logo desaparecer porque irá chover e entrar ar quente.

Viva a todos,

Já há algum tempo que consulto este forum (ainda que esporadicamente). Hoje decidi registar-me para saber a vossa opinião acerca de o ESTOFEX nada ter emitido até ao momento. Por norma consulto os relatórios do dito projecto e estou a estranhar nada estar registado no mesmo em relação às condições que se avizinham do nosso território.

Cumprimentos!!

Quer dizer que a frente ou está muito perto ou já está mesmo em cima nós?

Aquilo já não é bem uma frente, é mais um conjunto de células, que irão atravessar o país.

Ok. E pelo que me deu a entender elas já estão a ficar em cima de nós, correcto?

Sim, irá começar a chover em breve, mas será mais no centro e sul.