:::::::::::::::Analise de Mesoesala::::::::::::
Segundo a analise de Sat e ás saidas dos modelos mesoescalares, uma complexa margem frontal semi estacionaria afecta de momento PT continental, numa faixa entre o litoral Centro e o Interior NE.
Associada a esta margem frontal, uma linha convectiva de movimento lento afecta o Litoral Centro.
Uma area de vorticidade gerou-se nesta linha, em resposta ao forçamneto dinamico/actividade convectiva, e um vortice convectivo de mesoescala ( MCV) afectou a região norte, com a rede amadora de PWS a detectar um padrão de circulação e pressão consistente com o diagnostico dos modelos/Sat.
Uma nova area de vorticdade/Ciclogenese associada a esta area frontal permanece a SW, e deverá mover-se para NE, interagindo com o suporte dinamico fornecido por uma extensa ondulação em altura que se situa entre o UK e os Açores.
Previsão
- Nas proximas horas entra em vigor o meu nivel de risco Laranja para partes da região centro e sul, por precipitação excessiva, rajadas pontualmente severas e em menor grau, tornados.
- Espera-se a formação de varios segmentos convectivos lineares de movimento lento, dependendo da extensão e intensidade da actividade, poderá ser necesário um upgrade para nivel vermelho.
-Na região nordeste, o MCV deverá enfraquecer lentamente dado o arrefecimento nocturno e a possivel ingestão de ar frio pós frontal nos niveis baixos, no entanto há que continuar a monitorizar esta perturbação á medida que afecta o distrito de Bragança e entra pela Galiza.