:::::::::::Analise de mesoescala::::::::::::::::
:::::::::::UPDATE::::::::::::
Segundo as imagens de Sat IV/Vis um nucleo de baixas pressões mantem-se em movimento lento para NE ao longo de uma margem frontal que cruza o terço sul de PT continental.
Uma short-wave interage com esta perturbação, proporcionando forçamento dinamico visivel pelo outflow/levantamento isentropico presentes no sector NE da area de ciclogenese....caso esta tendencia se mantenha, é provevel uma maior evolução e organização da região de baixas pressões.
As observações de superficie da rede amadora de PWS inicam que uma frente quente actualmente presente entre Sines e Elvas está lentamente a avançar para norte, a sul desta a observação de radar indica varias cloud streets com orientação S-N.
A tambem o fluxo á superficie começa a exibir um caracter ciclonico na região norte e centro.
Estas observações são suportadas pela recente saida do WRF2km, e indicam um reforço da advecção quente e das condições termo-dinamicas na região abrangida pelo nivel laranja durante as proximas 15-24h.
Previsão
- Espera-se que continuem a surgir segmentos convectivos cada vez mais numerosos e organizados ao longo das proximas horas, associados á frente quente e ao sector quente.
- Com a aproximação da area de influencia da baixa pressão, convergencia acentuada e aumento da dinamica relacionada com os perfis de shear e a divergencia em altura deverão resultar na genese de varios nucleos convectivos...a presença de perfis mais rotacionais confere alguma confiança na ocorrencia de supercelulas com risco de tornados ou rajadas severas.
-
Com valores de precipitação que podem atingir ou superar os 100-150mm/24h, e um risco de rajadas/tornados mais defenido, um nivel vermelho é colocado para para a região sul.