Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
É um facto. Este mês, e pela tendência dos principais modelos, começa a revelar mais estabilidade e tempo de Verão que qualquer outro mês mais típico (Julho e Agosto). Qualquer dia, as férias de Verão começam a ser gozadas em Maio ou Junho ou Setembro, com todas as vantagens monetárias e de menos confusão que estes meses acarretam :). Julho e Agosto são/foram demasiado instáveis, ora cavados, ora depressões perto das nossas latitudes, alternados com um ou outro dia quente (principalmente Agosto). Maio, e pelos vistos Setembro, o contrário.

Engraçado que no meio desta estabilidade de Setembro, o próximo fim de semana terá uma descida das temperaturas devido ao deslocamento de uma depressão a caminho do UK, para depois as temperaturas voltarem a subir a partir de 2ª feira, com o AA novamente a NW da PI. Claro que isto de engraçado não tem nada, especialmente para quem trabalha durante a semana e goza as suas folgas ao Sábado e Domingo e quer aproveitar os últimos dias de Verão para "veranear"... :shocking: Enfim, um pequeno desabafo apenas :unsure:

Quanto a essa depressão em deslocamento para a UK acho que há possibilidade de periodos de chuva fraca no litoral norte no sábado.

Como foi referido, vamos ter o AA em cima de nós, nestes dias de Setembro, coisa que pouco tivemos nos meses de Julho e Agosto. Pode ser ignorância minha, mas sempre pensei que o sol fosse o responsavel pela intensificaçao e a localizaçao do AA dos Açores, ou seja onde quero chegar é que o mês de Setembro em termos de horas de sol, tem menos do que os meses de Julho e Agosto, o que me faz pensar que esta situaçao nao seria muito normal agora.

Como foi referido, vamos ter o AA em cima de nós, nestes dias de Setembro, coisa que pouco tivemos nos meses de Julho e Agosto. Pode ser ignorância minha, mas sempre pensei que o sol fosse o responsavel pela intensificaçao e a localizaçao do AA dos Açores, ou seja onde quero chegar é que o mês de Setembro em termos de horas de sol, tem menos do que os meses de Julho e Agosto, o que me faz pensar que esta situaçao nao seria muito normal agora.

Tem a ver com padrões atmosfericos, á nossa latitude é perfeitamente aceitavel e comum o verão durar até inicios de Outubro, pois só a partir dai é que os anticiclones subtropicais deixam de exercer tanta permanencia como o fazem entre Junho e Setembro.

Mas tal como por vezes eles estão mais fracos que o usual em Julho ou Agosto, tambem podem estar mais fortes que o normal em Setembro ou Outubro.
Nas nossas latitudes nunca nos livramos completamente dos atniciclones, nem mesmo no Inverno..

É de facto impressionante a descida acentuada de temperaturas para Sábado e Domingo, com possibilidade de chuviscos no litoral norte e centro, para voltar a subir de novo a partir de 2ª feira, e principalmente após uma semana tão quente como esta...:shocking: É caso para dizer que o AA também tira folga ao fim de semana :confused:. Que pontaria "azarada".

Vou começar a negociar as minhas folgas com o meu chefe para meio da semana até a época de Verão acabar, isto de folgar aos fins de semana, em tempos de "veraneio", não está a dar certo...:angry: Sorry pelo desabafo/off-topic...

Conclusão: temos Verão para durar, com uma pequena folga precisamente no fim de semana...

Por falar em o tempo voltar a aquecer a partir de 2ª feira, aparentemente o AA vai-se fixar muito próximo da zona de "bloqueio", a O/SO do UK, o que nos vai trazer umas correntes de E/NE por cá... E não parece querer abandonar muito esta posição durante uns valentes dias, isto a julgar pela tendência dos principais modelos... Quem diria, a meio de Setembro, algo como tivemos em Abril e Maio... Julho e Agosto deviam colocar os olhos nisto :).

A tendência para já parece ser de "secura" para este mês...

De acordo com os modelos parece que não se afigura nada de novo nos proximos dias com o AA em cima de nós numa posição de tal bloqueio.
Tal situação deverá manter-se pelo menos até dia 20 Setembro e depois logo se verá ...

Ainda uma nota desde cerca do dia 20 Agosto ou algo genero que a NAO tornou-se positiva e segundo as previsões deverá manter-se pelo menos até dia 18 Setembro (alcance).
Sinceramente era o cenário que eu queria neste momento era uma NAO +

Antes agora que mais tarde ....

E a run das 12h do GFS insiste no "bloqueio"... E de que maneira... Foi aquilo que não tivemos absolutamente em Julho e Agosto...

Se as previsões se confirmassem, muito possivelmente teríamos uma onda de calor em Setembro, com tantos dias com o AA estacionado na zona da Biscaia, sem se mover muito, e intensificando-se inclusivamente para os 1035 hPa. Correntes de E/NE bem vincadas, secas e que no litoral oeste, principalmente, se revelariam quentes (embora não escaldantes, como em Julho ou Agosto).

Mas tudo isto é ainda futurologia, mas será situação a acompanhar. Certo é o fim de semana de chuviscada para voltar a aquecer a partir de 2ª feira... :confused: Senão muito possivelmente a onda de calor ocorreria já...

De acordo com os modelos parece que não se afigura nada de novo nos proximos dias com o AA em cima de nós numa posição de tal bloqueio.
Tal situação deverá manter-se pelo menos até dia 20 Setembro e depois logo se verá ...

Ainda uma nota desde cerca do dia 20 Agosto ou algo genero que a NAO tornou-se positiva e segundo as previsões deverá manter-se pelo menos até dia 18 Setembro (alcance).
Sinceramente era o cenário que eu queria neste momento era uma NAO +

Antes agora que mais tarde ....

Sim, até dia 20 mantem-se este cenário, em principio, sendo que entre dia 21 e 26 poderemos ter uma mudança de padrão...o que eu antecipo para Outubro e Novembro tem que ver com a redução da actividade tropical e a quebra da dorsal Atlantica, permitindo uma fase de instabilidade de SW/W antes de entrarmos numa fase de NAO/AO+ mais intensa durante Dezembro.

Para já a actividade tropical e extratropical teem mantido um padrão mais estavel, e com o Nate e a Maria temos a certeza que haverá mais fuel nas proximas semanas para alimentar as depressões atlanticas, o que consequentemente deverá manter a dorsal subtropical saudavel e proxima á PI.

Apesar de tudo, como sistemas dinamicos e de dificil previsão, o Nate e a Maria poderão tomar um comportamento diferente do que os modelos teem vindo a modelar, podendo isso afectar o estado do tempo por cá de maneira imprevisivel..mas para já, a filosofia tem sido a indicada e parece coerente em praticamente todos os modelos.

Então os meus amigos experts aqui do forum o que me dizem do tempo que irá fazer este Sábado e Domingo na zona do Guincho em Cascais ?

O site da meteorologia não me esclarece o suficiente ... :huh::huh:

Desde já o meu obrigado.

Então os meus amigos experts aqui do forum o que me dizem do tempo que irá fazer este Sábado e Domingo na zona do Guincho em Cascais ?

O site da meteorologia não me esclarece o suficiente ... :huh::huh:

Desde já o meu obrigado.

O fim de semana será caracterizado por um abaixamento das temperaturas máximas. Para o Guincho é provável que o dia de Sábado tenha mesmo precipitação fraca. Ambos os dias apresentarão vento por vezes moderado de NW.

Estado
Fechado para novas mensagens.