Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O GFS12z e agora o GFS18z insistem que transportado no cavado, não só venha a Nadine como uma pluma de ar que se desprende de uma onda tropical...

p7FcH.jpg

Mais um factor a considerar, potencial fonte de grande instabilidade convectiva na metade ocidental da PI...a isto junta-se a Nadine que ao que parece vai interagir positivamente com o cavado, mantendo identidade, e ainda outra depressão secundaria que vai ajudar a criar forçamento e convergencia, assim como ambiente dinamico propicio.

Uma complicadissima teia de acontecimentos algo raros vai ocorrer, e ainda não sabemos ao certo o que se vai passar e que implicações poderá ter.

Especulando, essa million dollar chance é... :cold::cold::cold:

Temos quase todos os nossos sistemas montanhosos orientados de modo a receber essa pancada de água.

Especulando, essa million dollar chance é... :cold::cold::cold:

Temos quase todos os nossos sistemas montanhosos orientados de modo a receber essa pancada de água.

E a situaçao da Madeira? parece-me que foi retirada a maior parte da precipitacao...assim como a Nadine parece me passar ao lado (parte oeste)

Tal como foi dito, existe uma grande instabilidade, resta ver como será a sua evolução daqui para a frente! ...

Tudo na espectativa...bem a chuva que é mais importante para DomingO ninguém a tira mas de facto quando olho para esta ultima saida assusta-me um pouco principalmente a SUL.

Neste momento sinóptica semelhante nos modelos apenas até 48h, depois disso enorme divergência nos modelos, o que não permite atirar foguetes nem lá perto.

Contudo neste momento existem alguns modelos que continuam a indicar a NADINE a vir para cá algures entre terça e quinta muito por culpa, segundo me pareceu de uma ligeira descida do AA, que não permite a escapadela da Nadine para Oeste, e forçando ela mais cedo ou mais tarde para Leste e depois para Nordeste, cavando bastante depois de interagir com o cavado a Noroeste.

Contudo sabe-se o que aconteceu com o cavamento da NADINE na zona dos Açores também previsto por vários modelos, pois isso mesmo, nada aconteceu, e por isso penso que ainda vai demorar mais umas 36 horas até que se saiba o que realmente se vai passar.

O que posso dizer é o ECM, GFS, e o UKMO estão algo interessantes, mas a previsão ainda é para daqui a 6 dias.

Neste momento sinóptica semelhante nos modelos apenas até 48h, depois disso enorme divergência nos modelos, o que não permite atirar foguetes nem lá perto.

Contudo neste momento existem alguns modelos que continuam a indicar a NADINE a vir para cá algures entre terça e quinta muito por culpa, segundo me pareceu de uma ligeira descida do AA, que não permite a escapadela da Nadine para Oeste, e forçando ela mais cedo ou mais tarde para Leste e depois para Nordeste, cavando bastante depois de interagir com o cavado a Noroeste.

Bom dia,

Aurelio, o Hirlam coloca a Nadine a pairar (ao lado oeste ) da Madeira, mas o modelo ECM (salvo erro coloca-a mesmo a pasar por cima da Ram:(

Ainda é muito cedo para dar como certo?

Bom dia,

Aurelio, o Hirlam coloca a Nadine a pairar (ao lado oeste ) da Madeira, mas o modelo ECM (salvo erro coloca-a mesmo a pasar por cima da Ram:(

Ainda é muito cedo para dar como certo?

Nem isso o Hirlam manda a Nadine quase para o meio do Atlântico ..... :angry:

Entãio ainda é cedo para tirar certezas?

tenho um colega que disse me hoje de manah que na RTP Madeira já disseram que ia chover muito e vento muito forte

Entãio ainda é cedo para tirar certezas?

tenho um colega que disse me hoje de manah que na RTP Madeira já disseram que ia chover muito e vento muito forte

Ainda é cedo!! tanto pode passar em cima da Madeira como mais a norte ainda resta uma pequena possibilidade de ser mais a sul! no meu entender a maior tendencia é de passar ligeiramente a norte da Madeira!

Ainda é cedo!! tanto pode passar em cima da Madeira como mais a norte ainda resta uma pequena possibilidade de ser mais a sul! no meu entender a maior tendencia é de passar ligeiramente a norte da Madeira!

Obrigada e desculpem a insistência...mas fico ansiosa para não dizer "com medo" do que possa aí vir.

Estado
Fechado para novas mensagens.