algarvio1980
Furacão
Relembro que os modelos hoje foram iniciados com dados das 12z, que contavam com uma Nadine fraca com a extrutura convectiva gravemente distorcida pela interacção com o cavado, e que ainda não temos associado a esse cavado a N da Nadine um nucleo depressionario que os modelos modelam que venha a surgir em breve fruto da interacção de parte do ar tropical que rodeava a Nadine com o proprio cavado e com uma massa de ar mais fria a NW dos Açores.
Para complicar mais temos a 94L, que irá influenciar a circulação nos proximos dias no Atlantico Ocidental, e por tabela o comportamento do AA..tudo isso vai afectar o padrão da proxima semana.
Olhando para os ensembles do GEFS12z há ainda muitissima incerteza, embora tenha havido uma aproximação á operacional do GFS, que coloca a Nadine a vaguear a 5/10º para oeste da RAM.
Outros modelos como o UKMO12z e o ECMWF12z insistem na interacção da Nadine com um cavado intenso associado á depressão que estará na Irlanda, que levaria a Nadine a iniciar o processo de deslocação para NE.
A Norte da RAM a Nadine começaria o processo de transição extratropical chegando depois ao sul de Portugal continental ainda em transição, portanto, retendo caracteristicas Tropicais.
A Nadine então completaria a transição extratropical somente quando estivesse sobre o Interior N/NW da Peninsula.
Quanto ao GFS não acredito muito. Mas está tudo muito incerto. Tanto posso ter chuva ainda este mês, como não ter nada.
O ECM coloca a Nadine em frente à costa alguns dias, vai ao norte e volta para o sul. . O modelo japonês JMA também está engraçado.