Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Boa noite a todos,
espero não me enganar, mas mais de 60% de hipóteses de as primeiras chuvas a valer, já chuva propriamente dita, começar a cair no continente a partir dos últimos dias de setembro...
Penso que o Anticiclone que está potente agora irá começar perder a sua força o que fará com que entre as primeiras chuvas no nosso país. Voltarei a falar deste assunto a partir do dia 25 setembro...

---------------------------------------------------------------------

Boa tarde a todos....
Conforme eu prometi(no dia 10 de setembro) venho aqui dar as boas noticias, que a partir de quarta/quinta,(dias 25/26 de setembro) começará a cair as primeiras chuvas no Continente. Os principais modelos (GFS e ECM) já estão a prever e modelar...
O calor destes 3 meses (julho, agosto e setembro) findará e vai dar lugar ao ciclo sazonal de outono. Falta saber a quantidade de precipitação, poderá ser mais forte no litoral do que no interior, o que é normal. Mas será bem vinda esta chuva que todos nós estamos desejosos.

Eu já nem sei, já não vejo nada de especial, os modelos pra variar já cortaram, e chega ao fim vem é mais calor e tempo seco.

Onde é que os modelos cortaram? Há 2 dias atrás só se previa calor para a semana que vem, com alguma chuva no fim de semana, agora quase todos prevêem quase uma semana consecutiva de chuva, pelo menos no litoral Oeste, a partir da próxima 4ª feira.

Eu já nem sei, já não vejo nada de especial, os modelos pra variar já cortaram, e chega ao fim vem é mais calor e tempo seco.
Não tenho escrito no forum porque sou bastante leiga no assunto e tenho medo de escrever algo de errado, mas este post pregou-me tal susto que tive de verificar novamente as saídas mais recentes do gfs e ecmwf. Está tudo lá, talvez até mais chuva no gfs europe, e a partir de terça-feira (66 horas).

Por isso, só posso ecoar as palavras do David sf no post anterior e perguntar em qual modelo tal aconteceu. :huh:

Onde é que os modelos cortaram? Há 2 dias atrás só se previa calor para a semana que vem, com alguma chuva no fim de semana, agora quase todos prevêem quase uma semana consecutiva de chuva, pelo menos no litoral Oeste, a partir da próxima 4ª feira.

Foi um lapso meu, de facto é quase certo que vai chover a partir de 4ª feira em todo o continente, mesmo assim vamos com calma, pois no início deste mês também era certo que ia chover e depois só veio foi calor.

Eu neste momento só acredito quando vir, porque no inicio deste mês tambem parecia certo uma bela rega e depois 0.... Mas diria que neste momento é quase certo que iremos ter chuva pelo menos nos dias 27\28...

Eu neste momento só acredito quando vir, porque no inicio deste mês tambem parecia certo uma bela rega e depois 0.... Mas diria que neste momento é quase certo que iremos ter chuva pelo menos nos dias 27\28...

Pois dizes bem no INICIO do mês, mas já vamos a caminhar para o fim do mês e agora é mais provável que venha a tão aguardada chuva! :pray:

qual o meu espanto quando vou ver os meteogramas da saida do gfs das 18h aqui de Coruche e vejo no sábado ali às 6h, 18.4mm :eek: se mantiver +ou- irá chover bastanto no sábado em todo o pais (espero que sim :D ), mas como ainda falta 1 semana ainda vai mudar, vamos ver se para mais ou para menos, em relação a quarta/quinta, continua a mostrar precipitação em especial no litoral

Com os novos dados apenas se prevê chuva para a proxima Sexta e talvez Sábado, embora um pequeno desvio (aproximação da depressão) possa gerar precipitação em especial no litoral oeste entre terça e quinta !

Os modelos estão perfeitos e com a cereja em cima do bolo, existem vários modelos a colocarem um dilúvio em terras algarvios no Sábado dia 28, são eles o GEM, BOM ACCESS, ECM, JMA, NAVGEM, GFS tem vários membros a indicarem bastante precipitação nesse dia também.

Desta é que vai ser! :D Senão acontecer paciência que algum dia terei sorte. :lol:

Com os novos dados apenas se prevê chuva para a proxima Sexta e talvez Sábado, embora um pequeno desvio (aproximação da depressão) possa gerar precipitação em especial no litoral oeste entre terça e quinta !

Apenas ? Temos várias frentes após o início do mês e a partir de dia 24 o Litoral. Não pode haver pessimismo, assim ainda pior.

Apenas ? Temos várias frentes após o início do mês e a partir de dia 24 o Litoral. Não pode haver pessimismo, assim ainda pior.

Não inventes coisas que não estão nos modelos. Nos dados destas run das 12h não existe qualquer precipitação nos modelos talvez uns chuviscos e apenas para o litoral entre Terça e Quinta.
Depois na Sexta e Sábado aí sim existe boas chances de precipitação.

Após o inicio do mês apenas se preve precipitação para a região norte e talvez centro enquanto que a sul não existe nos dados de hoje qualquer precipitação prevista !