Atenção á situação potencialmente perigosa ao nível da precipitação e do vento/estado do mar, nos Açores, a partir de Domingo.
1º- Humberto passa a oeste do Arquipelago, transiciona para um ciclone extratropical, cuja frente fria activa alimentada pelos restos do ar tropical deverá causar precipitação intensa.
2º- Cavado aproxima-se de NW, amplificado pela interacção com o Humberto, gerando instabilidade, mais tarde o cavado isola-se numa cut off e a presença de aguas relativamente quentes, ar energético á superfície e forçamento baroclínico poderá levar á formação de uma depressão estacionaria bastante significativa, havendo mesmo a possibilidade de uma transição subtropical já que a depressão mantem-se vários dias sob aguas relativamente quentes.
3º- Nova perturbação aproxima-se de SW ( transportando mais ar quente e instável), interagindo com a área depressionária sobre as Ilhas, podendo levar a uma reactivação da actividade convectiva/frontal.
Portanto, ao longo da próxima semana temos um evento a seguir com atenção, e talvez se recomendassem já a partir dos próximos dias algumas medidas de preparação face a este cenário.