Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Tanto o GFS (0Z) como o ECM (0Z) voltaram atrás e tiraram praticamente toda a precipitação, parece que ainda não é desta :(

3 dias com a ideia de trovoada começando na quinta-feira... 1 saída desta manhã que retira quase tudo. Vamos aguardar pela saída desta tarde.

Embora a previsão de médio prazo seja negativa porque prevê um mês de setembro seco e quente.

Pronto já estou contente :)
O ipma tirou os 16ºc max para lisboa dia 7 e colocou 27ºc, já cheguei a ver a mínima mais alta que a máxima :D depois disso poseram tudo igual também ainda estão na dúvida.
A run do GFs parece colocar a chuva mais longe e mais a norte [=
A do Ecmwf está sempre pior :angry:
Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:

Uns lamentam-se porque vem frio, outros porque vem calor :D
A Previsao do IPMA a dez dias coloca durante varios dias probabilidades de precipitação sempre acima de 40\50 % em especial no Norte, o que indica que existe muita incerteza nos modelos, poderemos ter vários dias de chuva, como poderemos nem ve-la, vamos esperar.

Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:

Isto é alguma espécie de piada de mau gosto?

Tempo frio passar depressa? Qual tempo frio? Em Portugal este Julho e Agosto tempo frio?

Há coisas difícies de perceber, que ja ultrapassam aquilo que se possa designar como "gosto pessoal".

Isto é alguma espécie de piada de mau gosto?

Tempo frio passar depressa? Qual tempo frio? Em Portugal este Julho e Agosto tempo frio?
.
Eu tinha lido este post, mas nem tinha prestado atenção. Tempo frio ?! Onde?! Só se for na sua terra... Tivemos temperaturas em todo o país temperaturas acima de 30º durante grande parte de Julho e Agosto... Não sei onde está o «tempo frio» :huh: Enfim.... Nós agora precisávamos era de umas belas chuvas para ver se estes incêndios que afetam o nosso país desaparecem de uma vez por todas...

O ipma tirou os 16ºc max para lisboa dia 7 e colocou 27ºc, já cheguei a ver a mínima mais alta que a máxima :D depois disso poseram tudo igual também ainda estão na dúvida.
A run do GFs parece colocar a chuva mais longe e mais a norte [=
A do Ecmwf está sempre pior :angry:

Eu acho que blade anda aqui no forum apenas para "provocar" lança comentários como "este tempo frio"???:huh: Se isto é frio como será calor....:rolleyes: ou seja comenta apenas para ver a reacção dos outros membros...independentemente do seu gosto pessoal, calor, frio, chuva....comentários deste género ,fazendo referência a tempo frio....enfim...adiante...:rolleyes:

Podemos e devemos ter os nossos gostos pessoais , mas independentemente disto há que prevalecer o bom senso nas afirmações que se fazem...

Quanto aos modelos, é verdade que muita da instabilidade prevista foi retirada...mas penso que ainda sobrará alguma, e pelo menos uma descida da temperatura e um aumento da humidade deveremos ter..vamos ver as próximas runs...

Eu acho que blade anda aqui no forum apenas para "provocar" lança comentários como "este tempo frio"???:huh: Se isto é frio como será calor....:rolleyes: ou seja comenta apenas para ver a reacção dos outros membros...independentemente do seu gosto pessoal, calor, frio, chuva....comentários deste género ,fazendo referência a tempo frio....enfim...adiante...:rolleyes:

Concordo!

Agosto já lá vai. Setembro ainda é verão. Muitos dizem ser o melhor mês de praia do ano, e atendendo à pouca nortada (em termos médios claro), e à temperatura da água do mar, este mês é mesmo o melhor para a pratica do bronze. Já para não falar do UV longe dos índices máximos de Junho e Julho.

Mas Setembro é também um mês em que a chuva volta a praticamente todo o país.
Até em Faro a média mensal (81-10) é de 23,2mm.
Lisboa 32,9mm; Porto 71,9mm.

Já para não falar das serras da Peneda-Gerês, Alvão, Montemuro e Caramulo que superam já os 100mm. Locais a precisar de uma frente que ponha fim ao inferno que se tem vivido.

E o verão poderia voltar logo de seguida, como por norma fica, até Outubro.

------------------

Desejos à parte, a instabilidade prevista parece cada vez mais longe.
Bom para a vindima, e também para os piromaniacos.

Relativamente aos modelos o mais provável é não se vir a passar a nada, mas os modelos ainda podem retroceder e dar chuva ...
Realço que na teoria os modelos sazonais indicam um Setembro quente e seco, mas eles não contam é com aquelas cut-offs tão caracteristicas do mês de Setembro !

bolas! ontem vi o ipma e tinha varios dias de chuva, disse aos meus pais e eles n acreditaram... hj ja n tem nada :/ vou ficar mal...

Por acaso também reparei nisso.
Lembro-me que ontem ao consultar o site do IPMA ver um dia com a temperatura máxima inferior a 20ºC e hoje quando fui ver já não tem nada.

Isto só pode ser uma brincadeira de mau gosto!! :lol:

Já estou fartinho deste tempinho de calor, acordar de manha com calor e ir à janela e ver fumo por todo o lado, um cheiro a incêndio insuportável, e cinzas a cair como se fosse neve!!! Quando me vou a deitar o mesmo cenário, calor, incêndios, cinzas, fumo!!! Calor é bom, mas o frio também, e como vivemos num país que tem Inverno e Verão, não podemos querer sempre calor, ou sempre frio!

Por isso acho este tipo de comentários, Blade, desnecessários! ;)

A situação que temos neste momento nos modelos é de uma verdadeira confusão, mas uma coisa é certa: O momento da mudança de tempo pode estar para breve, pois é visto em todos os modelos a grande descida das temperaturas e até a tal cut-off que trará a chuva desejada.

Ansioso pela saída das 12z.