Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Pois é, o blade gosta de calor...mas está com azar porque o Verão está a acabar e o frio a chegar :D

Relativamente aos modelos, já estiveram bem melhor para a região Centro, agora tanto uns como os outros, resumem quase tudo ao Norte... Pode ser que ainda mude até lá.

Que saída boa do GFS !! Assim já gosto :D

1238910_504789792946947_271054447_n.png

Nesta transição do Verão para o inverno, tal como o contrario, os modelos costumam ter muita dificuldade em previsões a muitas horas distancia, isto aprendi eu aqui no forum :) temos ter calma e ir acompanhando os modelos e comenta-los com moderação, agora a aqui gente que precisa de moderação naquilo que fala e saber do que fala, as vezes fazem-me rir e eu não tenho grande conhecimento sobre meteorologia :) mas temos ter atenção porque como sabemos este forum é visto por milhares de pessoas.

O GFS recupera um pouco nas precipitações e impacto também nas temperaturas. Mas as baixas pressões não descem tanto quanto era desejável. Nós aqui a sul ficámos à margem.

Olá a todos
Eu como a grande maioria do pessoal por aqui anda
farta de calor, de transpirar de dia e noite e de noites mal dormidas...
Anseio ferverosamente por uma bela de uma trovoada ehehe, e por uma bela de uma chuvada e do cheiro a terra molhada...
Posto isto e dado que vou para a Madeira, para um clima semi tropical e dado que mto calor e humidade juntas não funcionam nada bem juntas, o que me podem dizer dos prognosticos a partir de dia 8? Já se consegue perpectivar (dados nao 100% certos, claro), como poderá lá estar o tempo nessa altura?
Agradecida antecipdamente por todas as respostas que me possar dar

GFS volta a mudar bastante com esta run mais recente. :hehe:
Por este andar mesmo a 48h do acontecimento ainda não saberemos até que ponto poderemos acreditar.
Por outro lado o ECM põe bastante precipitação em especial no Norte e Centro.

Apesar de tudo isto estou confiante que vem aí uma mudança de padrão.

desgraça completa nesta saida do GFS, retirou muita precipitação, aqui na minha zona tem 0 :sad: , o ecmwf continua com boa precipitaçao no norte e centro, vamos ver... espero que o cenario do gfs mude, uma coisa é certa mais fresco vai estar certamente :D

desgraça completa nesta saida do GFS, retirou muita precipitação, aqui na minha zona tem 0 :sad: , o ecmwf continua com boa precipitaçao no norte e centro, vamos ver... espero que o cenario do gfs mude, uma coisa é certa mais fresco vai estar certamente :D

Mas acho que globalmente deu precipitação a uma maior parte do território.

Acaba por ser positivo...

A ver vamos se a tendência se mantém!!!

O GFS 18Z e 0Z voltou a cortar na precipitação e no frio :angry:
O ECMWF por outro lado nesta saída das 0Z parece estar muito bom, vamos aguardar a saída da atualização da previsao a 10 dias do IPMA onde com certeza se vai refletir esta saída do ECM.

Boas,

o IPMA já actualizou as suas previsões, e são bastante animadoras:

Previsão para 5ª feira, 5.setembro.2013

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada
nas regiões do interior.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante oeste.
Neblina ou nevoeiro matinal no litoral da região Centro.
Descida da temperatura máxima.

REGIÃO SUL:
Céu em geral pouco nublado, aumentando temporariamente de
nebulosidade durante a tarde, em especial no interior, com
possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando temporariamente de sueste no sotavento algarvio durante
a manhã.
Possibilidade de ocorrência de neblina matinal no litoral oeste.
Pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Atualizado a 3 de setembro de 2013 às 11:15 UTC

Previsão para 6ª feira, 6.setembro.2013

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas
regiões do interior, em especial nas regiões Norte e Centro.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do quadrante
oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) de noroeste no
litoral a norte do Cabo Raso e nas terras altas das regiões Norte
e Centro a partir do início da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste.
Descida de temperatura, em especial da máxima.

METEOROLOGISTAS: Patrícia Gomes/Sandra Correia.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 3 de setembro de 2013 às 11:15 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

É certo que em princípio não será uma instabilidade generalizada, de qualquer modo é melhor que nada, haverá uma descida das temperaturas, e os aguaceiros a ocorrerem no interior podem atenuar o efeito dos incêndios..:thumbsup:

Veremos para os dias seguintes, onde a previsão descritiva ainda não chega, como evolui a situação..

É certo que em princípio não será uma instabilidade generalizada

Na Quinta e na Sexta a instabilidade será principalmente no Interior, mas no fim de semana e inicio da semana, teremos precipitaçao mais generalizada, em toda a regiao norte e centro, isto segundo o ECM. De qualquer forma a mudança de tempo é certa, pelo menos descida de temperaturas e alguma precipitaçao parece estar assegurada. Más notícias para o Blade, portanto :D