Boas..
Para amanhã teremos um aumento da instabilidade, com possibilidade de um evento de tempo severo em porções do centro e do sul do território continental.
Analise/Sinóptica
Em altura teremos duas perturbações associadas a um vasto campo depressionario centrado a W da PI.
Uma primeira short-wave, com um eixo de vorticidade bem defenido, deverá entrar pelo SW a partir das 00h e afectar em especial o litoral SW.
A segunda será um nucleo de vorticidade com expressão em todos os niveis, que entrará pelo litoral centro e afectará o interior centro e sul durante a 2a metade do dia.
Á superficie uma bolsa de ar tropical avança para norte, com Td2m>20ºC e Mixings até 12-15g/Kg, a interacção deste ar quente e humido com ar mais frio associado ás perturbações nos niveis altos, e em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar valores de CAPE pontualmente até 1000-1500J/Kg.
Haverá forçamento dinamico abundante, quer á sfc quem em altura, e o shear deverá ser suficiente para permitir convecção com ciclos de vida longos.
Dom00h-Dom12h
Durante a 1a metade do dia uma short wave entrará pelo SW, já visivel no canais WV e IR, neste momento, a SW de Sagres.
Os modelos indicam que a perturbação chegará já com convecção activa, com o GFS a analisar uma cold pool/outflow boundary a entrar pelo SW a partir das 00h.
Esta cold pool estará associada a um cluster/MCS que, dadas as condições termodinamicas favoraveis, deverá manter-se activo até atingir terra.
Na dianteira do cluster o WRF00z modela um inflow jet aos 850hpa, e os perfis verticais do GFS para 38.5N/09.0W indicam perfis de shear unidireccionais que são
favoraveis á ocorrencia de rajadas marginalmente severas associadas a bowing lines e segmentos lineares.
Os valores de agua precipitavel elevados com perfis saturados até á tropopausa favorecem
wet microbursts com risco de rajadas fortes/marginalmente severas e precipitação excessiva.
Dom12h----2f00h
Durante a 2a metade do dia, após a passagem da 1a short wave, uma compacta bolsa de vorticidade desprende-se do nucleo principal a W e entra pelo litoral centro.
Associada a esta perturbação, um forte campo de forçamento dinamico evolui, e em resposta forma-se uma lingua de baixas pressões nos niveis médios e baixos que avança desde o litoral SW/centro até ao interior.
Associada a esta onda de niveis baixos, uma regiãode fluxo intenso establece-se, criando condições de shear mais interessantes...
Assim espera-se que na dianteira deste sistema surjam algumas linhas/bandas convectivas bem organizadas, assim como algumas células discretas, que deverão beneficiar de um ambiente
favoravel á ocorrencia de gust fronts e wet microbursts com risco de rajadas pontualmente severas e precipitação excessiva
Devido a caracteristicas mesoescalares, não se podem excluir areas com shear rotacional favoraveis á organização de alguma supercelula, que poderá gerar precipitação excessiva, rajadas severas e até algum tornado/gustnado.
:::::
Por estes motivos coloco um nivel laranja em boa parte do centro e sul...um nivel vermelho está para já excluido devido ao caracter ainda mediocre do shear/v850 e a algumas duvidas relativamente ao grau de aquecimento diurno que realmente ocorrerá dada a nebulosidade.
No algarve coloco um nivel amarelo dado que a região ficará algo afastada da região optima de forçamento dinamico+CAPE.
No extremo N, o fluxo de S/SW nos niveis médios e altos deverá arrastar bastante nebulosidade estratiforme (convective debris), pelo que há duvidas relativamente á quantidade de energia que estará disponivel...por este motivo não arrisco um nivel laranja.