Boas..
Para amanhã teremos alguma actividade em especial no litoral norte e centro...
Analise/Sinóptica
Após a passagem de uma ondulação em altura hoje, amanhã entra uma dorsal em altura, com ar mais quente e seco e com subsidencia nos niveis altos.
O fluxo em altura mantem-se de SW, com perfis de shear em geral fracos e unidireccionais.
Nos niveis médios e baixos, ar tropical , que circula entre o vasto sector quente de uma depressão centrada nos Açores, e a dorsal subtropical no NW de Africa, afecta em especial o litoral de PT continental.
Este ar quente e humido, em conjunto com o aquecimento diurno, deverá ( apesar do ar mais quente em altura) gerar em torno aos 500J/Kg de CAPE, em especial durante a tarde.
Sendo assim, alguns focos convectivos deverão surgir...mas com o shear em geral fraco e sem forçamento dinamico para compensar, a convecção deverá ser pouco organizada e de caracter mais pulsante.
No entanto, dada a elevada quantidade de agua precipitavel, alguma célula poderá gerar precipitação pontualmente forte/excessiva.
Tambem o ar mais seco nos niveis altos favorece um evento pontual de microburst com rajadas fortes ou marginalmente severas e até algum granizo pequeno.
Dada a falta de apoio dos modelos, em principio a convecção será em maioria não-severa, com as células mais activas a distribuirem-se de forma demasiado rarefeita para garantir um nivel amarelo.
boas stormy .o que achas que se pode esperar para esta tarde na margem sul em particular Almada?cumps
Bem para actualizar aqui o seguimento dos modelos(curto/médio prazo) importa deixar aqui a comparação entre ECMWF e GFS, para os próximos 8 a 10 dias.
Ou seja nada de novo, a depressão que tem estado afectar nos últimos dias Portugal, Madeira e Açores irá continuar ao largo em rotação ora mais a sul ora mais a norte, ora mais a este ou a oeste.. Posto isto, em suma a instabilidade irá continuar há imagem dos últimos dias pelo menos até dia 20.
Após este período anteriormente referido há indícios de novas frentes chegarem até nós para a mesma localização da actual sensivelmente fruto do AA dos Açores ainda enfraquecer mais e se deslocar para sul, a acontecer isto muito se deve também ao mais que provável AA fortalecido sobre a Rússia/Escandinávia.
Imagem ECMWF vs. GFS next 8/10 days:
Carta para amanhã 11/09 - situação atual:
Carta dia 19/09:
Dá-me uma certa confiança dizer que a instabilidade poderá predominar provavelmente até bem próximo do final deste mês, com a estabilidade a surgir pela última semana de Setembro e início de Outubro.
P.S. - E se a anomalia das SST continuar irá ajudar a manter a instabilidade.
Nesta epoca do ano , e atendendo tambem a anos anteriores. os modelos criam sempre muitas expectativas que depois nao se concretizam .
Não me lembro de devaneios tão fortes. Além que estamos já com alguns dias de chuva seguidos.