Boas..
Amanhã deveremos ter um dia algo activo em especial em partes do NW.
Analise/Sinóptica
Em altura uma forte perturbação aproxima-se do SW de PT continental.
Ar quente sobe em latitude e afecta praticamente todo o território salvo as regiões mais a norte.
Uma dorsal establece-se temporariamente na PI, e no seio do forte mid/upper jet uma short wave move-se ao longo do litoral centro e entra pela Galiza-Asturias contornado o eixo da dorsal.
Á superficie e nos niveis médios há um reforço da advecção tropical, á frente da perturbação Atlantica...o ar quente afecta o território, e á medida que sobe em latitude começa a interagir com a short wave e com o ar mais frio em altura presente na região norte...isto em conjunto com o aquecimento diurno gerarão instabilidade, com pelo menos 500-1000J/Kg de CAPE.
Os perfis de fluxo exibem algum caracter rotacional, com circulação de S á sfc e de W/WSW em altura....a isto junta-se alguma intensificação do fluxo em altura nas proximidades da short wave....tudo em conjunto gerará 30-40kts de 1-8km shear e até 10-20m/s de 0-6km shear.
Por fim, algum forçamento dinamico devido á short wave em altura e á frente de brisa maritima/topografia estará presente.
Espera-se assim um ambiente em geral favoravel á genese de alguns focos bem organizados com risco de precipitação excessiva e, em em menor grau, granizo e rajadas marginalmente severas.
Por estes motivos coloco um nivel amarelo para partes do Litoral N/C.
Um nivel mais elevado é para já excluido dado que os modelos estão a modelar niveis de equilibrio convectivo algo baixos em resposta ao gradual aquecimento em altura...tal poderá resultar em células menos robustas.