Curioso , que lançam também o aviso para de possível ciclogênese explosiva para a província de Pontevedra , que faz fronteira com o distrito de Viana do Castelo .
Penso que para ser Ciclogênese explosiva a pressão teria que baixar 24 hpa em 24 horas ou menos, não é o caso, é uma depressão em rápido cavamento mas não chega a ser explosivo, a não ser que algo se altere entretanto.
Nesse comunicado da AEMET falam numa descida algo "vaga", mais de 20 hpa, mas não mencionam se o valor chega aos -24 hpa..
Quanto às previsões, entre amanhã e quarta-feira deverão cair quantidades elevadas de precipitação no N/NW, vamos ver o que ocorre na realidade, preferia esta precipitação toda bem distribuida pelo mês
Não é bem assim, já que o mau tempo vai-se estender a todo o território de Portugal Continental. Naturalmente haverá mais precipitação no norte do que no Alentejo e no Algarve, mas isso é perfeitamente natural.
A verdade é que vai chover pouco no sul, a não ser que vocês considerem 4 ou 5 mm uma fartura, não venham disser que vai haver mau tempo em todo o território porque não é assim.
Nestes dias reporto de uma vila do baixo Alentejo.
Vai ser um excelente evento nortenho isso sim, no Sul a seca vai se continuando a agravar não são 5mm ou pouco mais que resolvem alguma coisa!! Até porque o que se vê para o resto do mês é quase nada...