Chasing Thunder
Cumulonimbus
Mau tempo!, vai ser é finalmente bom tempo, é pena é que seja pouco e de curta duração, depois sim vêm ai novamente o mau tempo ( Sol)
Gostaria de ver a análise de alguns colegas sobre este evento que ai vem. Mais a Norte, mais a Sul o Noroeste e Galiza vão ser afetados com muita chuva.
Nada melhor que uma valente carga de água para a defesa da minha tese de mestrado.
Como amante de fenómenos aguardo pela chegada desta frente e dos vossos dados. Apenas peço que os danos sejam os mínimos.
Está em vigor aviso vermelho do IPMA para Porto, Braga ,Viana do Castelo e Vila Real.
Situação meteorológica de risco extremo, relativamente a chuvas fortes e persistentes
Porto ( para os outros distritos a vermelho a informação é igual )
Chuva forte e persistente Possibilidade de ocorrencia de fenomenos
extremos de vento
Válido entre *2015-09-15 12:00:00* e *2015-09-15 23:59:59 (hora
UTC)*
Ora cá está a ex tempestade tropical Henri
Comunicado do IPMA:
Uma depressão com origem no ex-ciclone tropical Henri, centrada no início do dia de hoje, 14 de setembro 2015, a norte dos Açores, irá aproximar-se da Corunha na madrugada do dia 15, dirigindo-se para o Golfo da Biscaia durante a tarde. Neste trajeto irá verificar-se uma descida acentuada dos valores da pressão, atingindo o valor mais baixo, inferior a 980 hPa, no Golfo da Biscaia no início da tarde do dia 15.
Os efeitos desta depressão no território do Continente irão prolongar-se até ao final do dia 16, originando precipitação forte e vento intenso as regiões a norte do Mondego.
As maiores quantidades de precipitação irão ocorrer no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, na tarde de 15 e noite de 16, onde poderão ultrapassar 100mm em 24 horas.
O vento forte começará por atingir as regiões do litoral Norte, na manhã do dia 15, e depois as regiões do interior Norte e Centro, prolongando-se até ao final da manhã do dia 16, afetando com menor intensidade a região Sul. Rajadas de vento da ordem de 90km/h atingirão a generalidade das regiões a norte do Mondego, prevendo-se rajadas superiores a 110 km/ nas terras altas.
Esta depressão irá causar agitação marítima forte na costa ocidental portuguesa a norte do Cabo Raso.
Para mais informações consultar os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA:
https://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
Problemas vão ocorrer de certeza.
Inundações nos locais do costume entre outros. Depois de um verão seco e prolongado todas as sarjetas, e canalizações de águas fluviais estão ou sujas e entupidas pelo que é garantido que os meios urbanos vão apresentar problemas.
O vento previsto, somado ao facto de que as árvores estão ainda com a folhagem quase toda poderá também causar problemas ponctuais.
A nível fluvial penso que não haverá problemas pois as barragens estão com capacidade de encaixe mais do que suficiente.
Porém, a nível agrícola, principalmente no Minho, este evento irá sem dúvida ter um impacto significativo.
A vasta maioria das vindimas nem sequer começou. Uma carga de água destas irá fazer com que as uvas apodreçam caso não sejam apanhadas logo de seguida além de que podem vir a perder açúcar ao absorver água a mais. Também não é de excluir a queda de bastantes cachos com o vento e precipitação previstos.
Penso que para ser Ciclogênese explosiva a pressão teria que baixar 24 hpa em 24 horas ou menos, não é o caso, é uma depressão em rápido cavamento mas não chega a ser explosivo, a não ser que algo se altere entretanto.
Nesse comunicado da AEMET falam numa descida algo "vaga", mais de 20 hpa, mas não mencionam se o valor chega aos -24 hpa..
Quanto às previsões, entre amanhã e quarta-feira deverão cair quantidades elevadas de precipitação no N/NW, vamos ver o que ocorre na realidade, preferia esta precipitação toda bem distribuida pelo mês
GFS: