Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
E a 21/09/2014, aqui no Porto, assisti à mais violenta chuvada que me recordo, foram mais de 30 mm em poucos minutos :rain: :rain:

Como isto anda muito monótono, em off tópic e para recordar, cá fica o vídeo que fiz na altura: :trovao:

Off topic:

Esse dia. :rolleyes:

Por cá pouco choveu mas deu para ver um dos céus mais assustadores que me recordo, até tons roxos tinha. Mas ainda mais assustador foi o do mítico 4 de Setembro de 2004. Tinha apenas 10 anos mas lembro-me como se fosse hoje daquela shelf cloud mesmo à moda do Kansas. Até um tornado houve. A seguir saraiva de 6cm em plena via rápida. Ainda hoje o jipe da minha mãe tem leves mazelas no capot. Leves pois conseguimos nos abrigar num viaduto. Podem ver um tópico disto que há no fórum aqui, porém perderam-se as fotos todas. Vou colocar lá alguma informação da minha experiência e imagens dos modelos. Também a 21 de Setembro 2008 houve grandes trovoadas no Norte e Centro.

--------------------

O mês de Setembro quando quer traz coisas épicas no que toca a eventos convectivos. Este ano os modelos teimam em não mostrar nada para já. Veremos. Mas neste momento o ideal seria uma frente a varrer todo o continente, ou em especial na zona Centro e Sul, que precisam de água.

Última edição:
15-574SP_pgk3.GIF

Esse 21\09\2014 foi épico em termos de instabilidade. Também aqui ao final do dia abateu-se uma trovoada muito forte e constante acompanhada por uma chuvada monumental (cerca de meia hora). O Porto defrontou no Dragão o Boavista nesse dia e o jogo teve de ser interrompido devido à precipitaçao. Voltando ao tópico, seca e mais seca é o que se vê, vamos lá ver se isto anima nos próximos tempos, afinal estamos em ano de El Niño....

• Gosto
Reactions: StormRic
Bom analise de modelos talvez fosse mais interessante do que saudosismos mas olhando aos modelos vejo uma possivel alteracao para daqui a uns 10 dias com um bloqueío a nordeste da Europa e o AA a oeste que podem potenciar a formacao de cavados na PI. O ensemble indica essa possibilidade em especial a norte e centro. É uma questao de aguardar mais uns dias embora temo que aqui o Algarve ainda precise de aguardar mais uns tempos.

• Gosto
Reactions: rbsmr
Os modelos estão muito instáveis, normal nesta altura do ano.
O ECMWF já prevê novamente um evento convetivo na 2ª/3ª principalmente no interior, mas claro que isto tudo pode mudar amanhã.

@Davidmpb basta olhar para as nuvens de evolução que começaram a surgir na última hora sobre a Serra de S. Mamede. Tanta humidade durante a noite e subidas bruscas a temperatura durante o dia, só podem originar instabilidade de origem térmica no interior da península.
Infelizmente não é de aguaceiros fortes e dispersos que necessitamos. Necessitamos de várias superfícies frontais a atravessar o continente, de cabo a rabo, para terminar com esta seca... ;) :)

Quanto a prognósticos de médio e longo prazo, o IPMA confirma essa possibilidade de evento para a 2ª/3ª, mas o GFS continua a rumar para outro caminho, no sentido da estabilidade e aumento da temperatura.
Por sua vez, o AEMET publicou a previsão mensal. As anomalias positivas em precipitação e negativas em temperaturas começam a surgir a partir de dia 14. Vamos esperar para ver se isso se confirma. :pray:
http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p54tesp1.pdf

e claro está... mais do mesmo... sem chuva!

prec4.png

Por acaso o que vejo no 2ª painel é animador, pelo menos para o norte e centro. Convenhamos que é chuva e está prevista - faltam ainda uns bons dias e o padrão indicia alguma mudança.
O WRF apresenta tendência para perda da influência anticiclónica para o final da semana.
Aguardemos para ver se os outros modelos acompanham...;)

• Gosto
Reactions: Candy e TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.