Sei que é um pouco cedo, pois ainda faltam alguns dias para esta possível evolução, mas esta previsão ocorrer será um bom evento, com precipitações constantes durante todo o fim de semana e proveitosas para todo o território. Vamos esperar que se concretize e venha mitigar esta seca.
Quando apresentares os mapas da NOAA, que não são propriamente esteticamente muito apelativos e muitas vezes de difícil perceção, não te esqueças de mencionar quantos mm tem uma polegada, que é a unidade utilizada por eles. Até faço uma sugestão, se me permites. Quem vive em Portugal continental não necessita de usar esses mapas abrangentes. Há outros bem mais precisos.
Se continua assim vamos ter mais um mês com 0 ou próximo. A frente do próximo semana praticamente não afectará o Centro e Sul. Após isso parece querer restabelecer-se o anti-ciclone novamente. Ou começa a alterar muita coisa na sinóptica nos próximos tempos ou não saímos disto.
Marrocos, Argélia, Tunísia e leste Peninsular começam a ver qualquer coisa e nós nada.
Bom dia, Ou eu estou a ver mal ou os modelos estão a modelar claramente uma mudança de padrão a partir do fim de semana , pelo menos aqui no Norte. A ultima saída do " ECM " , por exemplo , mostra probabilidades elevadas de precipitação para alguns dias.
Bom dia. Lendo este fórum parece que ninguém se entende..uns dizem que que AA veio para ficar outros que vamos ter chuva!
Penso que não é difícil perceber que cada RUN que sai as coisas mudam e não é pouco. Tudo num tira e põem. Nem me arrisco a fazer previsões para o fim de semana.
Eu acho que não existe confusão nenhuma mas sim pessoas que avançam com supostas previsões sem qualquer fundamento. Analisando as cartas sinópticas, não se observa nenhum anticiclone sobre a Península e se ler as previsões do IPMA, está lá previsto o regresso da precipitação ao território do continente.