O evento de 2010 na Madeira foi um acumulado de situações, tal como outros eventos trágicos noutras zonas. Não vamos já andar com essas especulações.
Em relação ao Henry, ainda há dias expliquei
como seguir essa energia tropical no tópico do Fred usando produtos como a vorticidade e o Theta-E.
Se olharem para a vorticidade do Fred quer no
GFS quer do
ECMWF, sim, é isso que é modelado nos modelos (agora!), parte dessa energia acaba por nos afectar, de resto é natural acontecer isso no Outono.
Mas se também se derem ao trabalho, repararem também nas diferenças entre modelos, não são todos iguais, nuns zonas de precipitação muito intensa, noutro uma depressão mais cavada, etc,etc.
E isso muda a cada saída de modelos, tanto pode ser assim como parar mais a norte no RU ou mais a sul, pelo que é um bocado inútil estar já agora a olhar para acumulados de precipitação num local X como tantas vezes é repetido por aqui. Nada contra partilharem isso por aqui, antes pelo contrário, não fiquem é admirados com as mudanças.
Acrescento mais uma imagem que vi há uns dias e de que gostei muito, para repetir a mensagem a todos os que gostam de olhar e interpretar modelos.
Tempestade tropical Erika, a cinzento as previsões de vários modelos ao longo da vida do ciclone, a preto o que realmente aconteceu.
(c)
Michael Lowry