Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Vendo alguns parâmetros há algumas coisas interessantes. Neste evento, no arquipélago propriamente dito não há muitas condições para trovoadas (CAPE baixo). Contudo, há um LI apreciável:

i4olptd.gif

Humidade elevada:

OGBHPXZ.gif

KBrLe1G.gif

E velocidades verticais interessantes a 700 hPA (carta mudada):

XXc2ahs.gif

Pergunto eu, porque não sei. Estas condições favorecem o quê? A níveis baixos nuvens em estratos que trazem precipitação contínua e a geração de células dispersas com base alta (corrigido) capazes de criar precipitação mais forte?

YtxtCR1.gif

Muito nevoeiro um pouco por todo o arquipélago. Horta:

OYoQcW9.jpg

A depressão a noroeste:

LLUhqkK.jpg

r6qKPb6.jpg

A chuva ainda está toda a sudoeste do arquipélago:

ERpqOxq.jpg

O semi-círculo negro representa ar seco. Toda a linha abaixo dele está a caminho dos Açores. É muito vapor de água:

jGWGG4W.jpg

Continua a haver atividade elétrica. Desta vez a oeste do grupo ocidental:

6fAb3pi.jpg

zXzqzPf.jpg

Roll clouds em S. Miguel (Maia - à esquerda):

:thumbsup: céu realmente notável. Acho que são lenticularis e não roll clouds, estas são formações de nuvens baixas e necessitam de apresentar um movimento de rolamento transversal à sua extensão. As formações que se vêem são, como bem dizes, de nuvens nos níveis médios e altos, altostratus, altocumulus, até mesmo cirrocumulus parece-me.

Vendo alguns parâmetros há algumas coisas interessantes. Neste evento, no arquipélago propriamente dito não há muitas condições para trovoadas (CAPE baixo). Contudo, há um LI apreciável:

i4olptd.gif

Humidade elevada:

OGBHPXZ.gif

KBrLe1G.gif

E velocidades verticais interessantes a 700 hPA (carta mudada):

XXc2ahs.gif

Pergunto eu, porque não sei. Estas condições favorecem o quê? A níveis baixos nuvens em estratos que trazem precipitação contínua e a geração de células dispersas com base alta (corrigido) capazes de criar precipitação mais forte?
Era para ter respondido antes mas não tive oportunidade. Nestas condições, temos, temperatura, Humidade e Li, contudo falta o CAPE... Irá proporcionar durante a maior parte da passagem da frente precipitação estratiforme, segundo o GFS, haverá a certa altura um aumento da precipitação... Creio que as condições de instabilidade, com o catapultar do ar quente, provocado pela frente fria e em conjugação com as nossas catapultas naturais, (ilhas altas), com um Li bem razoável, poderá depositar em altitude uma boa quantidade de calor latente e se as condições de instabilidade forem boas, poderemos ter alguma trovoada... Caso contrário será apenas chuva. Penso eu de que...

Última edição:
Vai levar uns dias a chover :) até parece mentira!

Bem, entretanto continuando a conversa da convenção, apesar de os valores atuais não serem grande coisa, temos uma Célula ás portas do grupo central deslocamento (W-E).
91f04647c77a1413bc9883925948657f.jpg

A carta de SIGWX (significant weather) mostram para amanhã topos até aos 24000 pés, o que se resumirá a precipitação não muito significativa em termos de mm/H, mas vai ser persistente em alguns locais...
ea574b777aee6451e9eebbe10b171360.jpg