Afgdr
Cumulonimbus
A surpresa do dia:
Contas feitas... 59,5 mm acumulados ontem... Incrível!
A surpresa do dia:
Isso é onde? Tal chover!!! Aqui 0mm :/ São Jorge é uma barreira e tanto!Contas feitas... 59,5 mm acumulados ontem... Incrível!
Isso é onde? Tal chover!!! Aqui 0mm :/ São Jorge é uma barreira e tanto!
Contas feitas... 59,5 mm acumulados ontem... Incrível!
Se não foi erro da estação, então ao menos fomos em parte salvos pela orografia da ilha.Contas feitas... 59,5 mm acumulados ontem... Incrível!
Pode ser "chuva eólica" lol o vento deve ter mexido com o sensor... Isso já me aconteceu em casa na tempestade NadineSe não foi erro da estação, então ao menos fomos em parte salvos pela orografia da ilha.
A questão orográfica em S. Miguel tem e sempre teve um peso determinante no desencadear da humidade e da precipitação.
Mas tentem comparar esses mesmos valores com os valores da costa norte. Nada a ver. A zona norte é sempre mais protegida pela barreira central da ilha (exceptuando-se o Nordeste e o Maciço das Sete Cidades )
Contas feitas... 59,5 mm acumulados ontem... Incrível!
Vi agora. Nesse caso... Parece-me ser... demasiado bom para ser verdade. Às 16h do dia 5 estavam 0.2 acumulados. 4 horas depois estavam 32.6mm acumulados. Houve alguma super célula por cima da Lagoa do Fogo?
O gráfico do dia 5 parece 'legítimo'. Mas ainda assim... Chuva dessa teria efeitos significativos. Até porque o acumulado nos dias 5 e 6 chega aos 93mm... Novamente, algo inacreditável tendo em conta o tempo vigente (e os acumulados registados em estações como Sete Cidades ou Tronqueira). O mais provável é que seja algum problema com a estação (sujidade). É uma pena. Essa quantidade não só é necessária mas poderia ser despejada na lagoa em segurança. Infelizmente agora fica-se na dúvida relativamente a essa estação. O que é, também, uma pena.
De resto, em PDL continuam os aguaceiros ocasionalmente moderados com vento forte a acompanhar.
Se não foi erro da estação, então ao menos fomos em parte salvos pela orografia da ilha.
Pode ser "chuva eólica" lol o vento deve ter mexido com o sensor... Isso já me aconteceu em casa na tempestade Nadine
... Apesar de não se conseguir provar, aposto mesmo que tal desvio foi originado pelo vento, e já estive a ver o Rapid development thunderstorm e não há registo de células com potencial para tal!Não tenho dúvidas de que se trata de erro da estação do Lombo.
Basta comparar com as restantes seis estações à volta mais próximas (já sem contar com todas as outras estações da ilha e cujos acumulados são todos coerentes entre si):
As estações de comparação são as udométricas (U a verde) e outra meteorológica (M).
Além disso como é que numa situação de fluxo de N/NE a estação mais a sul da Lagoa do Fogo, e que nem é a mais elevada, regista tais diferenças, ao longo de horas consecutivas durante dois dias, para as outras estações?
A situação não era de células estacionárias e de grande extensão vertical mas uma simples corrente rápida de N com nuvens sem desenvolvimento.
O "acidente" na estação terá ocorrido entre as 20h e as 21h de dia 5, altura a partir da qual passa a registar acumulados em 10 minutos e horários exorbitantes enquanto as outras estações se mantém a zero até às 5h do dia seguinte! Em nove horas a estação do Lombo acumula 78,1 mm enquanto as outras seis acumulam 0,0 ou 0,1 ou 0,2mm. Isto numa corrente de norte