A convecção continua a ser estimulada pela orografia. No caso de S. Miguel e Sta. Maria a convecção surge mais ou menos no mesmo local.
Não é propriamente novidade mas a atividade elétrica está a ser mais comum nas ilhas orientais devido aos fatores que já abordei (cisalhamento superior e CAPE em ascensão). Uma célula a norte da Terceira gerou bastantes raios entre as 18 e as 23. Esta célula parece-me um claro exemplo de interferência orográfica. Uma célula mais forte também gerou raios no Corvo. Surgem mais raios a sudoeste do arquipélago, no mar alto, do que no G. Ocidental.
A NOAA, na carta de superfície das 18 UTC de ontem, adicionou uma linha de instabilidade a afetar o arquipélago. Outras surgiram nos dias anteriores e outras devem surgir ao longo do dia de hoje.
O aviso amarelo foi prolongado até mais logo e será provavelmente prolongado até 2ª feira:
https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPUDQ2U1k0aFVHZ3Y4NGxjVWxmVDAyNVgzQ0dn/view?pref=2&pli=1
A água precipitável deve continuar entre os 15 a 20 mms. Como tal, a precipitação convectiva não deverá ser grande motivo de preocupação. Contudo, precipitação persistente e periodicamente forte num mesmo local pode causar incómodos.
Desapareceram do IPMA regional as cartas de superfície. No site do IPMA as cartas também não aparecem. Medida temporária ou permanente? Fica no ar. O contribuinte está a pagar por um modelo meteorológico a que cada vez tem menos acesso. No próprio site do IPMA, no
output do ECM, só aparece 4 ilhas dos Açores. Enfim, críticas para outros tópicos e alturas.
Para não ser repetitivo e tendo em conta a consistência do GFS (pequenas variações nos valores são normais), as condições mais favoráveis à ocorrência de trombas d'água de bom tempo serão maiores entre a manhã e o meio da tarde do dia 18, coincidindo com o aumento da vorticidade nos níveis baixos. A ocorrência deste fenómeno terá maior probabilidade de ocorrência nos Grs. Central e Oriental. Esta será a minha última atualização relativamente a este tópico:
Aviso desde já que a previsão deste tipo de eventos tem uma grande probabilidade de erro e que é um passatempo ocasional do autor (eu). A previsão meteorológica não é sempre 100% fidedigna e tende a deteriorar-se com os parcos modelos meteorológicos disponíveis (que são bem poucos em número e em variáveis para o Atlântico Norte) e o caráter exótico dos fenómenos (no caso, trombas d'água de bom tempo).
Para finalizar, ouço mais um trovão. Esteve a chover de forma fraca a moderada durante algum tempo. Antes disto, ouvi inúmeros trovões.