A estação do IPMA - Pico (Aeródromo) regista uma descida de 27hpa em apenas 10H!
Os dados disponíveis indicam que às 00H de hoje a pressão atmosférica era de 1001,7hpa e às 10H era de 974.7hpa.
NA Horta já estabilizou a pressão, o mínimo foi 973 às 11:00z, meia hora depois já subiu para os 974.
Mas a pressão mais baixa/centro da depressão está um pouco mais para leste.
Já estamos a ligar as linhas, não se preocupem foi um disparo provocado pelo vento.
Neste momento estão desligadas as Subestações das Lajes e das 4 Ribeiras afetando todo o Norte e parte do Este da ilha.
Estava mesmo para perguntar, seria mais ou menos por esta altura que no grupo oriental o vento começaria a aumentar de intensidade.
No grupo central será um pouco mais tarde, la partir das 14z.
Estou convicto de que as rajadas previstas serão alcançadas.. temos um braço da depressão a chegar dentro de algumas horas, simultaneamente com o pior do vento. Alguém concorda com a probabilidade de downbursts associados a esse braço que se aproxima de São Miguel?
Angra do Heroísmo, 977 hPa, vento médio 44 km/h. Precipitação máxima horária de 10,4mm às 06h. A estação WU do Alto das Covas dá como rajada mais forte 66 km/h, mas eu penso que se houvesse alguma estação noutra zona já tinha registado um valor bem mais elevado.
Onde estou o céu está muito nublado com algumas abertas que denotam a pouca humidade em altitude. Estou protegido do vento de sudoeste mas ainda assim o som do vento é bastante intenso. Ficarei bastante surpreendido se um vizinho não perder a antena da TDT. Já perdeu um dos painés traseiros num outro vendaval e a antena está completamente exposta e sem fios de encaixe auxiliares. Andar na rua é também um problema. Nem são os ramos das árvores ou telhas mal encaixadas. E mesmo os vasos precariamente montados em janelas e varandas.