Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sigo com 975hpa! E não estou no centro... Digo isto porque o vento após entrarmos no núcleo nunca deixou de estar moderado e com algumas rajadas....
No site do IPMA ás 9H UTC Pico (aeródromo) 977.4Hpa e Horta 979Hpa.

http://www.allmetsat.com/pt/metar-taf/acores-madeira-canarias-cabo-verde.php?icao=LPHR

Horta, Açores, Portugal
Aeroporto da Horta

latitude: 38-31N, longitude: 028-43W, altura: 40 m

Observação actual do tempo
O boletim foi feito há 37 minutos, às 09:30 UTC
Vento 24 kt de este com rajadas de 35 kt
Temperatura 15°C
Humidade 82%
Pressão 975 hPa
Visibilidade 10 km ou mais
Nuvens dispersasa uma altura de 1200 ft
Poucas nuvensa uma altura de 1400 ft,Cumulonimbus.
Nuvens fragmentadasa uma altura de 3000 ft

É que nem é a minha, mas sim a do metar, hoje estou a trabalhar e não tenho a minha estação ligada à net
f7bf7417d53603a9502ee6b386ddf855.jpg

Precipitação muito intensa nas ilhas do Pico e São Jorge.

Acabou por se verificar a precipitação superior ao critério de aviso amarelo. Só que não foi no G. Oriental como tinha escrito mas sim no Central. Outros aguaceiros igualmente severos podem ter acontecido.

O G. Oriental aparenta ter sido poupado. Foi visível uma grande 'falha' no sistema frontal. As trovoadas, relativamente poucas, cingiram-se ao G. Central:

Xp2cklB.gif

Entretanto começa a :rain: de forma moderada em PDL. Agora falta a principal componente da depressão, o vento e a ondulação.

Olhando pela janela faz-me lembrar o Gordon. A esta hora estará muita gente a questionar a decisão do governo em fechar as escolas. É porque há pouco haviam em S. Miguel grandes bocados de céu azul. E a noite não foi catastrófica nem perto disso (nem ia ser pelas previsões).

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não registou até às 07:00 de hoje (hora local) qualquer ocorrência significativa no arquipélago devido ao agravamento do estado do tempo, disse à agência Lusa fonte daquela entidade.

“Não há registo de situações fora do normal durante a noite”, afirmou a mesma fonte, alertando que o estado do tempo vai agravar a partir das 12:00.

As corporações de bombeiros da ilha de São Miguel informaram também que se tratou de uma noite tranquila, havendo no caso da corporação de Ponta Delgada o registo de uma queda de árvore, sem vítimas.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/protecao-civil-sem-ocorrencias-significativas-durante-a-noite

A pressão atmosférica continua a descer,
no site do IPMA ás 10H UTC Pico (aeródromo) 974.7Hpa e Horta 975.5Hpa.

10:30z:
METAR: LPHR 141030Z 05023G38KT 9999 SCT012 SCT014CB SCT030 15/12 Q0973!

O dia de amanhã trará outra oportunidade para haver trovoada no G. Oriental. Resumindo a previsão, há condições para trovoadas dispersas e com aguaceiros potencialmente intensos (não obstante a aparente presença de uma camada de estabilidade - ou perto disso - nas camadas mais baixas da atmosfera). O cisalhamento moderado, que pode ser superior a 20 m/s, poderá contribuir para o surgimento de células mais intensas.

Última edição:
Sat, vapor de água,
Para fenómenos mais extremos do tipo que ocorreu na Tempestade do Oeste de 2010, em que pode haver uma descida de vento/jet dos níveis médios até à superfície, a altura de maior risco foi por volta das 3z no mar.

fqo40Cr.png
Poderá haver downbursts que aumentem ainda mais a velocidade do vento em certos lugares?

Poderá haver downbursts que aumentem ainda mais a velocidade do vento em certos lugares?

Em situações de vento forte quando ocorrem trovoadas há sempre o risco de ventos mais intensos de camadas superiores descerem juntamente com a corrente descendente causada pela trovoada, o vento encontra ali um canal de escoamento para baixo.