StormRic
Furacão
Há vários valores em 10 minutos a superarem os 6 mm (intensidade horária 36 mm/hora). Em S.Miguel.
Boas pessoal,
Passou-se qualquer coisa estranha por volta das 18h10 aqui na Terceira, o vento durante 5 a 10 minutos saltou para valores ridículos... de 15 m/s para uma rajada máxima de 57,6 m/s = 207,36 km/h!
Agora está de novo em torno dos 15 m/s... alguém me explica isto?
O operador do Despacho diz-me que por vezes acontecem estes fenómenos.
Os grupos na Central do Belo Jardim entraram em sobrecarga e tivemos de entrar com mais um grupo no paralelo para socorrer porque todo o PE saiu do paralelo por excesso de vento.
LMCG
Quais as origens deste fenómeno?! E tem algum significado para a frente que está no grupo central? Não é downburst... mas parece...Boas pessoal,
Passou-se qualquer coisa estranha por volta das 18h10 aqui na Terceira, o vento durante 5 a 10 minutos saltou para valores ridículos... de 15 m/s para uma rajada máxima de 57,6 m/s = 207,36 km/h!
Agora está de novo em torno dos 15 m/s... alguém me explica isto?
O operador do Despacho diz-me que por vezes acontecem estes fenómenos.
Os grupos térmicos na Central do Belo Jardim entraram em sobrecarga e tivemos de entrar com mais um grupo no paralelo para socorrer porque todo o PE saiu do paralelo por excesso de vento.
LMCG
Rajadas iguais ao vento médio... descida de 4 graus em poucos minutos, com mudança da direção do vento... vendo pelo GFS parece que houve às 18h a junção de duas frentes, mas não vejo como isto possa explicar o sucedido..
Consegues dar minutos exactos e localização na ilha?
Célula embebida na frente. Note-se que o valor de 207 Km/h é no alto das torres.
Na análise das 18h precisamente, a frente ondulou e mostra um ramo quente a passar no Grupo Central.