Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui fica um vídeo da situação que se passou por aqui pelas 18 horas ...

Autor : João Pedro Gomes

Confirma-se o vídeo foi feito às 18 horas em Angra do Heroísmo no Campo Municipal ...

Aparentemente é um downburst. Tem todas as características de um...

Pela Madeira seguimos com verão. Temperaturas hoje às 13h..

xBwcEkh.png

Próximos dias..
nJDTV8T.png

Vou aqui deixar a minha teoria com base nas poucas provas que se tem. O @rozzo, o @Vince e/ou o @stormy certamente terão outros dados/opinião.

Algumas das condições modeladas pelo GFS 12z na Terceira eram...

- CAPE abaixo de 200 e LI positivo (atmosfera tendencialmente estável);
- Jetstream muito intenso:

y6sdE8F.gif

- Cisalhamento muito intenso:

http://www.meteopt.com/forum/topico...adeira-dezembro-2015.8515/page-17#post-527694

- Humidades relativas a 850 hPa e 700 hPa >95%.

No satélite...

17:10 hora local, tudo calmo:

G1Eproo.png

17:25 hora local, começa a surgir uma célula na ponta este de S. Jorge:

y219WZW.png

17:40 hora local, a célula está muito desenvolvida. É por esta altura que há indicação de atividade elétrica:

KpkC7bM.png

17:55 hora local, pouco tempo antes do relato do tempo severo. O topo da célula está expandido e perdeu algum contraste:

kaoufZg.png

18:10 hora local. A célula, completamente irreconhecível e moribunda, está a norte/nordeste da ilha:

Uwqpwod.png

--------------

Temos uma nuvem de trovoada que conseguiu subsistir durante algum tempo numa atmosfera maioritariamente estável e com um forte jet stream por cima. Penso que se está perante um caso de um downburst auxiliado pelo jet:

wZ0nbY0.png

Fonte

Uma trovoada num ambiente estável certamente criaria ondas de gravidade, podendo isto forçar os ventos na atmosfera alta para a superfície:

Teo7C2c.jpg

Porque até:

Downburst winds can travel dozens of miles away from the thunderstorm that produced them.

http://www.srh.noaa.gov/abq/?n=prepawaremonsoondownwinddust

A célula de trovoada não deve ter passado a mais de 35/40 kms de Angra. Se foi isto que aconteceu? Não faço a mínima ideia.

Última edição:

Outro vídeo que fiz, também achei por bem partilhar :) tenho ainda mais alguns na minha maquina fotográfica, mas não consigo passar para o pc porque não tenho cabo. Mas um dia hei-de passar, juntamente com as fotos das enormes vagas de ontem e com uma trovoada que fez há algum tempo também.

Vou aqui deixar a minha teoria com base nas poucas provas que se tem.

:thumbsup: Obrigado por esta interessantíssima análise. Gostei muito de aprender mais sobre este tipo de fenómeno.

Entretanto parece que o IPMA avança com nova previsão de ventos extremos, rajadas de 130 Km/h para 6ªfeira.

Previsão para 6ª feira, 18.dezembro.2015

GRUPO OCIDENTAL
Céu muito nublado com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva passando a aguaceiros.
Vento sudoeste FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h)
com rajadas até 130 km/h, passando a noroeste.
GRUPO CENTRAL
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h)
com rajadas até 130 km/h, rodando para noroeste.
GRUPO ORIENTAL
com rajadas até 100 km/h, rodando para noroeste.

ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar ALTEROSO a TEMPESTUOSO.
Ondas sudoeste de 6 metros, passando a noroeste e
aumentando para 9 metros.
GRUPO CENTRAL:
Mar grosso a ALTEROSO.
Ondas sudoeste de 5 metros, passando a oeste e
aumentando para 7 metros.
GRUPO ORIENTAL:
Mar grosso a ALTEROSO.
Ondas sudoeste de 4 metros, passando a oeste e

Meteorologista: P.Navarro
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA - PORTUGAL

Atualizado a 15 de dezembro de 2015 às 9:39 UTC

Este Dezembro vai ficar na memória, apesar de infame sob o aspecto dos prejuízos e perdas pessoais.

Última edição:
:thumbsup: Obrigado por esta interessantíssima análise. Gostei muito de aprender mais sobre este tipo de fenómeno.

Entretanto parece que o IPMA avança com nova previsão de ventos extremos, rajadas de 130 Km/h para 6ªfeira.

Previsão para 6ª feira, 18.dezembro.2015

GRUPO OCIDENTAL
Vento sudoeste FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h)
com rajadas até 130 km/h, passando a noroeste.
GRUPO CENTRAL
com rajadas até 130 km/h, rodando para noroeste.
GRUPO ORIENTAL
com rajadas até 100 km/h, rodando para noroeste.

ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar ALTEROSO a TEMPESTUOSO.
Ondas sudoeste de 6 metros, passando a noroeste e
aumentando para 9 metros.
GRUPO CENTRAL:
Mar grosso a ALTEROSO.
Ondas sudoeste de 5 metros, passando a oeste e
GRUPO ORIENTAL:
Mar grosso a ALTEROSO.
Ondas sudoeste de 4 metros, passando a oeste e

Meteorologista:P.Navarro
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA - PORTUGAL

Atualizado a 15 de dezembro de 2015 às 9:39 UTC

Este Dezembro vai ficar na memória, apesar de infame sob o aspecto dos prejuízos e perdas pessoais.
Não sei se faz parte da citação do IPMA, mas no meu iPad aparece uma referencia ao meteorologista :P. Navaro o qual aparece com um smile Lolol como quem diz, este está a curtir milhões com as previsões hahaha...
Aqueles dois pontos fizeram a diferença lolol

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e mcpa
Não sei se faz parte da citação do IPMA, mas no meu iPad aparece uma referencia ao meteorologista :P. Navaro o qual aparece com um smile Lolol como quem diz, este está a curtir milhões com as previsões hahaha...
Aqueles dois pontos fizeram a diferença lolol

:lmao:

Juro que nada acrescentei, o texto do IPMA só foi copiado e colado. É porque não deixaram um espaço entre os dois pontos e a inicial do nome.

Edição: coloquei um espaço, assim já perde o smile. :p

Aqui pela Horta, também se pode constatar a queda abrupta da Temperatura do ar
359c2bdbfc1b2415e8e3c8917880657b.jpg

Por sua vez houve um aumento de 20% na humidade.
e9eb583a6b77cae71b2427b8a1419d41.jpg

Podemos também observar o aumento da precipitação.
576d5de4507f96779171a3d1d3b63be9.jpg

Em relação ao vento, não superou os 30km/h. Este evento começou um pouco antes das 17z, 16locais .

Boa a noite a todos,
Posso deixar aqui o meu relato, que vai de encontro às hipóteses já aqui levantadas....
Acompanhei praticamente todo o fenómeno, pois foi quando me dirigia para casa do trabalho e como gosto disto e chamou-me atenção a circulação das nuvens fiquei a acompanhar.... A chuva começou a cair mais intensamente por volta das 17h15 e na zona oeste, próxima das 18h foi o seu pico e o vento aumentou a sua velocidade com algumas rajadas que fizeram abanar o carro... ocorreram duas descargas eléctricas sendo a duração entre o relâmpago e o trovão muito curtas, 1-2s no máximo... Ao chegar a casa a ribeira que passa ao lado, quase não tinha capacidade para toda a água, estando mesmo a tocar no cimo nas pontes... Já alguns bons anos que não via a correr desta forma...
O mais estranho, que agora percebo era o rodar das nuvens, pois pensava que um downburst não ocorria em tão larga escala, isto é numa célula enorme. De salientar que não era um movimento rotacional completo, mas parcial, parecia que as nuvens se desfaziam ao rodar 180 graus...
Isto foi o que observei, aproximadamente num percurso de 15Km, fazendo paragens pelo caminho...

Boa tarde!

Aqui na Lagoa, chuva por vezes forte tocada a vento e trovoada frequente. Há bastante tempo que não trovejava assim.

Em Ponta Delgada, desde a manhã que cai chuva por vezes forte e faz trovoada, que tem sido por vezes forte. Caíram alguns aguaceiros torrenciais, pelo menos na zona da universidade e ouviram-se alguns trovões bem estrondosos.

Pelas 14h30 mais ou menos foi cada trovão que os vidros na universidade estremeciam todos!!!

Bom dia pessoal,
Durante estes dias tenho estado a acompanhar tudo através aqui do site, e por aqui, no Topo (Ilha de São Jorge) as coisas também apertaram, teve feio de vento, chuva, trovoada e muita maresia.
Sobre o fenómeno que ontem passou na Ilha Terceira, tenho a registar que algo muito similar também aconteceu por estes lados, por volta das 17h00 do nada, começou a chover torrencialmente, vento que parecia que nos virava os carros e muito frio! Mas tanto apareceu como desapareceu, falo num espaço temporal de 15 minutos máximo... Terá sido o mesmo evento que depois passou na Terceira?!?! Talvez...

Preciso urgentemente de adquirir uma estação para começar a postar dados sobre esta ponta da Ilha, uma vez que não acredito muito nos dados do aeroporto, pois devido à sua localização, os dados não são tão "fiáveis", digo eu... Alguém sabe onde posso ver algumas??

Bons acompanhamentos a todos

Bom dia pessoal,
Durante estes dias tenho estado a acompanhar tudo através aqui do site, e por aqui, no Topo (Ilha de São Jorge) as coisas também apertaram, teve feio de vento, chuva, trovoada e muita maresia.
Sobre o fenómeno que ontem passou na Ilha Terceira, tenho a registar que algo muito similar também aconteceu por estes lados, por volta das 17h00 do nada, começou a chover torrencialmente, vento que parecia que nos virava os carros e muito frio! Mas tanto apareceu como desapareceu, falo num espaço temporal de 15 minutos máximo... Terá sido o mesmo evento que depois passou na Terceira?!?! Talvez...

Preciso urgentemente de adquirir uma estação para começar a postar dados sobre esta ponta da Ilha, uma vez que não acredito muito nos dados do aeroporto, pois devido à sua localização, os dados não são tão "fiáveis", digo eu... Alguém sabe onde posso ver algumas??

Bons acompanhamentos a todos

Tópico antigo com muitas mensagens mas lá certamente haverão algumas informações úteis:

http://www.meteopt.com/forum/topico/estacao-meteorologica-escolha-compra-lojas-duvidas.1440/