Bom dia! Gostaria que me esclarecessem de uma coisa... Acordo e venho ao site do IPMA ver a previsão para segunda feira e deparo-me com: vento médio de 50-75 km/h e rajadas até 100 km/h no grupo central; vento médio 50-75 km/h com rajadas até 115 km/h no grupo oriental... Porque razão diminuiram as rajadas previstas, se as atualizações disponíveis para a previsão realizada no dia anterior davam conta de uma situação previsivelmente menos intensa e no vosso site havia rajadas previstas até 130 km/h? Pelo que vejo do ECMWF, há rajadas da ordem dos 110 km/h no grupo oriental e central, sendo o grupo oriental totalmente "banhado" por uma mancha de 110 km/H durante bastantes horas. Além disso, analisando os meteogramas do gfs em
www.meteopt.com, dá para várias ilhas ventos médios muito superiores a 50-75 km/h, nomeadamente em São Miguel (80), Santa Maria (89), Graciosa (88), São Jorge (82). Ora, sabemos que, em situações de ciclogénese explosiva, a tendência é para os valores previstos serem tendencialmente superados de forma semelhante à dada por uma função exponencial, ou, visto de outra forma, há um grande desvio padrão no registo de rajadas numa situação destas. Basta lembrar a situação de 14 de fevereiro de 2014, em que nas Flores foram atingidas rajadas de 130 km/h e no Corvo, tão perto dali, foram registadas rajadas de 170 km/h. Por tudo isso, achei um pouco intrigante a previsão de rajadas máximas de 115 km/h, dado que, à primeira vista, se sabe que um dia destes fez uma rajada máxima de 118 km/H no aeroporto João Paulo II, quando o vento médio previsto rondava os 60 a 65 km/h, se não me falha a memória. É este um fenómeno associado a uma queda da pressão atmosférica definida como "catastrófica", em algumas ilhas superior a 30 hpa, sendo, por exemplo, de 33,5 hpa em apenas 24 h (das 12h de hoje às 12h de amanhã descerá de 1011,3 até 977,8 hpa). No entanto, espero bem que as rajadas não ultrapassem os 115 km/h, porque, se chegarem aos 130 ou 140 km/h, a situação já não será tão indiferente e é preciso olhar a danos possíveis que daí possam ocorrer. Cumprimentos e bons acompanhamentos