Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Devido à presença de valores de água precipitável assinaláveis, os aguaceiros convectivos durante esta madrugada poderão ser muito intensos, especialmente no G. Oriental. A passagem de células mais fortes poderá gerar precipitações horárias superiores a 20 milímetros (critério limite para aviso amarelo).

iprk1Q7.gif


EWyvJwv.gif
 
Última edição:
COMUNICADO DO GRUPO METEOAZORES PARA SEGUNDA-FEIRA

AGRAVAMENTO FORTE DO ESTADO DO TEMPO


Boa noite a todos os membros.

Devido a uma depressão em cavamento acentuado que está a deslocar-se no sentido SW-NE, espera-se um forte agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago, em especial nos grupos central e oriental, onde a velocidade do vento será equivalente à de uma tempestade tropical.

Enquanto no grupo central o elemento predominante será a precipitação e a probabilidade de ocorrência de trovoada, no grupo oriental o elemento mais importante será o vento. No grupo ocidental, a precipitação e a trovoada também estão previstas em condições semelhantes às ilhas do Faial e Pico.

As cinco ilhas centrais dos Açores serão afetadas pela passagem do núcleo da depressão, registando a pressão atmosférica mais baixa (cerca de 975 hpa, quando a média a nível global é de 1013). Sendo assim, irá verificar maior intensidade de convecção, que será por vezes intensa, originando nuvens de grande desenvolvimento vertical, responsáveis por PRECIPITAÇÃO FORTE, TROVOADAS e, em casos pontuais, queda eventual de granizo acompanhando a chuva. A precipitação tende a ser mais elevada nas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge). As trovoadas ocorrerão com grande probabilidade, havendo a possibilidade de serem FREQUENTES E CONCENTRADAS em algumas ilhas, com nuvens de desgaste rápido mas surgimento recorrente na mesma zona. A Terceira e a Graciosa são as ilhas do grupo onde o vento deverá ser maior, com ventos sustentados entre 75 e 85 km/h, podendo com rajadas da ordem dos 100 km/h, podendo chegar aos 130 km/h.

Quanto ao grupo oriental, embora também apresente sinais de instabilidade significativa durante a manhã, esta deverá ser menos consistente ao longo do dia, embora seja também possível a ocorrência de TROVOADAS associadas à frente fria que irá passar entre as 06h e as 12h. A precipitação também deverá ser PONTUALMENTE FORTE durante a manhã, embora com menores acumulados que no grupo central. A nível de vento, será MUITO FORTE a TEMPESTUOSO, por vezes TEMPORAL, com valores médios em Santa Maria na ordem dos 90 km/h por volta das 15h e rajadas na ordem dos 130 km/h, que poderão alcançar os 150 km/h. Em São Miguel, os ventos sustentados serão de 80 a 95 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, podendo alcançar os 150 km/h, entre as 15h e as 18h. Há uma tendência para a costa SW da ilha (de Ponta Delgada aos Mosteiros) apresentar os valores mais altos.



PERÍODOS COM MAIOR PRECIPITAÇÃO E PROBABILIDADE DE TROVOADA:

GRUPO CENTRAL: das 03h às 15h, começando no Faial e Pico e estendendo-se às outras ilhas.

GRUPO ORIENTAL: das 06h às 12h.



PERÍODOS COM MAIOR VELOCIDADE DO VENTO:

GRUPO CENTRAL: por volta das 18h.

GRUPO ORIENTAL: das 15h às 18h.



ONDULAÇÃO:

No que respeita ao mar, a altura significativa das ondas será muito elevada, variando entre os 7 e os 10 metros, de SW, podendo alcançar os 15 metros, por vezes.



AVISOS DO IPMA JÁ ENTRARAM EM VIGOR:



GRUPO CENTRAL:

LARANJA de rajada máxima (12h às 23h59 de amanhã)

AMARELO de agitação marítima (12h às 23h59 de amanhã)

AMARELO de precipitação (03h às 14h59 de amanhã)

AMARELO de trovoadas (03h às 14h59 de amanhã)

AMARELO de rajada máxima (03h às 11h59 de amanhã)



GRUPO ORIENTAL:

VERMELHO de agitação marítima (das 12h às 23h59 de amanhã)

VERMELHO de rajada máxima (das 12h às 23h59 de amanhã)

LARANJA de rajada máxima (das 09h às 11h59 de amanhã)

LARANJA de velocidade média (das 12h às 23h59 de amanhã)

AMARELO de precipitação acompanhada de trovoadas (das 03h às 14h59 de amanhã)



GRUPO OCIDENTAL

AMARELO de precipitação acompanhada de trovoadas (das 03h às 14h59 de amanhã)

AMARELO de trovoadas (das 03h às 14h59 de amanhã)

AMARELO de rajada máxima (das 06h às 14h59 de amanhã)



POSSÍVEIS DANOS A REGISTAR

-Ramos partidos e queda de árvores de pequeno porte.

-Algumas casas poderão ter telhados danificados.

-Algumas estruturas de apoio à pesca e atividades náuticas e embarcações de recreio ou de pesca poderão ser danificadas.



CONSELHOS À POPULAÇÃO

-Evitar sair de casa, especialmente nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Graciosa e Terceira, durante a tarde de amanhã, devido a possíveis objetos arremessados pelo vento.

Bruno Miguel
 
O Spotazores tipicamente encerra as câmaras de madrugada. Resta a do aeroporto.

É pouco provável que algum dos aviões seja arrastado. Já em relação à câmara não vou arriscar :D Mais piada teria se estivesse apontada para a pista.

Esta será a primeira tempestade severa em que se pode acompanhar por satélite (IPMA) com um pouquinho mais de definição.

A atividade elétrica continua a cingir-se ao núcleo:

9YkD7Pn.gif
 
Última edição:
No WRF de média resolução da MG temos vento médio 10m na casa dos 90/95kmh nas ilhas (um pouco mais antes de chegar), e rajadas na casa dos 110/120kmh (também mais fortes antes das ilhas)
Pressão mínima de 972hPa.

Vento 10m



Rajadas

JU3O55U.gif




No Hirlam da AEMET temos também vento médio 10m na casa dos 90kmh nas ilhas, mais forte antes.
Pressão mínima em torno dos 974hpa.

uLdRgFW.gif



No UKMO pressão mínima 973hpa, antes das ilhas.
NO GFS 974hPa.
O vento previsto deve andar todo nessa linha.

No ECMWF 0.5º em torno dos 975hpa, no de 0.25º a que não temos acesso parece que a depressão é mais cavada, 965hpa, daí que ande a dar rajadas superiores a outros modelos (tal como a ondulação), é possível até que o IPMA aumente para 140kmh, embora provavelmente queiram ponderar com os outros como o AROME.
Fico curioso para saber amanhã a pressão mínima quando o centro passar no grupo central, esta discrepância do ECM 0.25 é estranha.
De notar que obviamente que são indicadores de referência, em altitudes mais elevadas ou outros efeitos, ou vento convectivo, pode haver outros extremos.
O @LMCG amanhã deve ter uns registos interessantes para partilhar dos parques éolicos.
 
O Secretário Regional da Educação e Cultura determinou, face a informação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) sobre o agravamento do estado do tempo para os grupos Oriental e Central, o encerramento de todas as escolas das ilhas destes grupos durante o dia de segunda-feira, 14 de dezembro.

Conforme o evoluir da situação, a Secretaria Regional da Educação e Cultura, em coordenação com a Secretaria Regional da Saúde, em cuja dependência funciona o SRPCBA, dará ao longo de segunda-feira as indicações que se mostrarem adequadas.

http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/...ental+e+Central+fechadas+na+segunda+feira.htm
 
Bem, isto está a ficar cada vez mais próximo. Como já tinha referido, o vento já aumentou a sua intensidade e com rajadas mais frequentes.
Bela barreira que vem a chegar! Tem uns bons topos!
04e5644a70c6a0d3c82ccb3b0f6c6a27.jpg

a33a53219e82a775f3244c9e822df261.jpg