Hm a estação oficial do Funchal está com 20 graus a esta hora? Eu sei que a Madeira é quentinha na costa sul mas não costuma estar tanto:P
Previsão para sábado, 11.janeiro.2014
INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA
GRUPO OCIDENTAL
Períodos de céu muito nublado, com boas abertas.
Descida acentuada da temperatura.
Aguaceiros que poderão ser de neve acima dos 600 metros de altitude a
partir da tarde.
Vento noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas
até 85 km/h.
GRUPO CENTRAL
Céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã.
Períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros que
poderão ser neve acima dos 600 metros de altitude para a tarde.
Vento sudoeste moderado (20/30 km/h) durante a madrugada, rodando para
noroeste e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 km/h) com
rajadas até 70 km/h.
GRUPO ORIENTAL
Céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva na madrugada e manhã, passando a aguaceiros que
poderão ser de neve acima dos 800 metros de altitude a partir do fim da
tarde.
Vento sudoeste fresco (30/40 km/h), rodando para noroeste e
tornando-se muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 70 km/h.
ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar cavado, tornando-se grosso a ALTEROSO.
Ondas oeste de 4 metros, passando a noroeste e aumentando
para 5 a 6 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
GRUPO CENTRAL:
Mar cavado, tornando-se grosso.
Ondas noroeste de 3 metros, aumentando para 5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
GRUPO ORIENTAL:
Mar cavado, tornando-se grosso.
Ondas oeste de 2 metros, aumentando para 4 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 05 / 11ºC
Horta: 07 / 13ºC
Angra do Heroísmo: 05 / 12ºC
Ponta Delgada: 07 / 15ºC
Se desta vez não lançarem um aviso relativamente a temperaturas mínimas, mando-lhes mais uma mensagem... É que é erro atrás de erro.
Concordo Azor, se vocês vão ter ai temperaturas perto dos extremos (e os extremos que mencionei eram para regiões costeiras) seria de admirar não lançar os avisos... mas pronto já é sexta e assim o é.
Eu devia ter referido que estava a procura de valores nas estações mais próximas do nível do mar, para tentar comparar todas as ilhas do Arquipélago em condições semelhantes. Também era giro saber o recorde mínimo absoluto em qualquer ilha( a qualquer altitude), este quase de certeza se encontra lá muito em cima depois das nuvens no Pico. Será muito diferente da do Pico Ruivo?
Pois eu compreendo foi por isso que usei o termo "semelhantes" e não iguais. De qualquer maneira suponho que perto do mar não variem muito entre todas as ilhas do Arquipélago, as latitudes e longitude são muito semelhantes. Dos dados que vi talvez Santa Maria fosse a mais quentinha tanto nas temperaturas médias como nos extremos de recorde mínimo (acho que andava nos 4,5 ou qualquer coisa). Mas mesmo Santa Maria tinha uma média anual de 17,8 enquanto as outras ilhas 17,6 lembro-me vagamente destes números, acho que tirei da noaa e os valores médios do atlas climatológico das Canárias Açores e Madeira. Em relação ao Corvo só encontrei dados do weatherbase e os dados registados só tem uma amostra dos últimos 9 anos, por isso não da para extrapolar a temperatura mínima comparativamente com as outras estações tão antigas.
É muito difícil, para mim pelo menos, caracterizar um clima principalmente nos Açores e Madeira. Tudo o que disseste faz sentido mas as ilhas são tão diversificadas que um só clima não serve muitas vezes para caracterizar a ilha num todo .
Uma vez houve uma discussão (e até criei mais tarde um tópico no forum de climatologia) sobre a possibilidade de existência de um clima tropical com estação seca nas zonas mais quentes da Madeira, mais precisamente na costa sul da Madeira.
Chegou-se à conclusão que poderá ser possivel, tendo em conta que a estação mais quente (Ponta do Sol) tem cumprido os critérios (17,8 média temperatura média do mês mais frio) nos últimos anos. Supostamente há locais com mais quentes ainda mas não há estações lá. E depois claro toda aquele planalto acima dos 1300 metros e as montanhas certamente não apresentam clima tropical. Nas zonas mais ouvi falar de valores acima dos 3200mm, e depois na parte seca provavelmente chove quase tanto como no Porto Santo (muito pouco). É como tu dizes muito parecido com Santa Maria.
Agora falando outra vez nas previsões para sábado, achas mesmo que as temperaturas poderão mesmo chegar perto dos 5 senão os 5, nas regiões costeiras?