Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Hm a estação oficial do Funchal está com 20 graus a esta hora? Eu sei que a Madeira é quentinha na costa sul mas não costuma estar tanto:P

2wrhvsy.jpg

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
O IPMA prevê para sábado aguaceiros que poderão ser de neve acima dos 600 m para os Grupos Ocidental e Central e acima dos 800 m para o Grupo Oriental. Parece que vai nevar em todas as ilhas! :hehe:

Não poderá cair granizo? É que acho que estarão presentes as condições...

Já tinha referido num post há uns tempos que eles não especificam as ilhas onde se prevê determinadas condições e isto induz em erro as pessoas.

Saliento as temperaturas mínimas previstas que poderão atingir os 5ºC em algumas ilhas... Nem imagino o windchill!

Se desta vez não lançarem um aviso relativamente a temperaturas mínimas, mando-lhes mais uma mensagem... É que é erro atrás de erro.

Previsão para sábado, 11.janeiro.2014

INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA

GRUPO OCIDENTAL

Períodos de céu muito nublado, com boas abertas.
Descida acentuada da temperatura.
Aguaceiros que poderão ser de neve acima dos 600 metros de altitude a
partir da tarde.

Vento noroeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas
até 85 km/h.

GRUPO CENTRAL

Céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã.
Períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros que
poderão ser neve acima dos 600 metros de altitude para a tarde.

Vento sudoeste moderado (20/30 km/h) durante a madrugada, rodando para
noroeste e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 km/h) com
rajadas até 70 km/h.

GRUPO ORIENTAL

Céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva na madrugada e manhã, passando a aguaceiros que
poderão ser de neve acima dos 800 metros de altitude a partir do fim da
tarde.

Vento sudoeste fresco (30/40 km/h), rodando para noroeste e
tornando-se muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 70 km/h.

ESTADO DO MAR

GRUPO OCIDENTAL:
Mar cavado, tornando-se grosso a ALTEROSO.
Ondas oeste de 4 metros, passando a noroeste e aumentando
para 5 a 6 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC

GRUPO CENTRAL:
Mar cavado, tornando-se grosso.
Ondas noroeste de 3 metros, aumentando para 5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC

GRUPO ORIENTAL:
Mar cavado, tornando-se grosso.
Ondas oeste de 2 metros, aumentando para 4 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz das Flores: 05 / 11ºC
Horta: 07 / 13ºC
Angra do Heroísmo: 05 / 12ºC
Ponta Delgada: 07 / 15ºC

Se se confirmarem ser tão baixas parecem se aproximar dos extremos mínimos (que ainda não sei quais são para ser sincero tendo em conta a fiabilidade da informação :p ).

• Gosto
Reactions: Azor
Hm na estação do Wunderground do Forum Funchal já vai em 20,8 mas reparei que a humidade relativa na mesma está apenas a 32%! Só pode ser lestada, isto estava previsto?

• Gosto
Reactions: Azor
As mínimas de acordo com a Rede HidroMeteorológica dos Açores no dia 7 de Janeiro:

ciek.png

-Apenas incluí as ilhas de S.Miguel, Pico (Estação de São Caetano) e Santa Maria.

Mínimas S.Miguel:
Tronqueira - 07-01-2014 18:50:00 3,74º
Lagoa Furnas - 07-01-2014 18:20:00 5,92º
Lombo - 07-01-2014 18:10:00 4,24º
Chã da Macela - 07-01-2014 16:00:00 5,96º

Mínima S.Maria:
07-01-2014 16:50:00 6,49º

Mínima Pico:
07-01-2014 11:30:00 1,14º

Fonte:
Direção Regional do Ambiente
Rede Hidrometeorológica dos Açores
http://servicos.srrn.azores.gov.pt/morhi
Consulta efetuada a (2014-01-10)

Se desta vez não lançarem um aviso relativamente a temperaturas mínimas, mando-lhes mais uma mensagem... É que é erro atrás de erro.

É tempo perdido Afgdr, e até já sei o que te vão dizer :lol:

Sei que sou muito crítico nessas questões, mas caramba, há coisas que não consigo deixar passar. Ou se faz um bom trabalho, ou então é preferível nem fazer nada, e nessas coisas, sou muito justo e muito correcto. O melhor mesmo, na minha opinião, é fazer um esforço e ignorar certas coisas vindas da parte do IPMA. Que fique ao critério do público. Uma coisa é certa: Já enviei "n" mensagens para eles, e até hoje só tive o silêncio como resposta.

Na minha terra costuma-se dizer "quem cala consente" ;)

• Gosto
Reactions: Afgdr e Cluster
Concordo Azor, se vocês vão ter ai temperaturas perto dos extremos (e os extremos que mencionei eram para regiões costeiras) seria de admirar não lançar os avisos... mas pronto já é sexta e assim o é.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor
Concordo Azor, se vocês vão ter ai temperaturas perto dos extremos (e os extremos que mencionei eram para regiões costeiras) seria de admirar não lançar os avisos... mas pronto já é sexta e assim o é.

Esquece Cluster!

Aqui não há avisos relativamente a temperaturas, quer sejam altas ou baixas.

Ou por outra, os avisos em relação à temperatura nos Açores existem tal como na Madeira. O IPMA é que os ignora por completo. Sempre foi assim. Ou dão tudo para certos e determinados grupos, ou não dão nada.

Mas pronto, já sabemos o que a casa gasta. Os recordes mínimos registados ao nível das temperaturas não te sei dizer de cór, mas posso tentar investigar só por curiosidade :cool:

• Gosto
Reactions: Cluster
Eu devia ter referido que estava a procura de valores nas estações mais próximas do nível do mar, para tentar comparar todas as ilhas do Arquipélago em condições semelhantes:). Também era giro saber o recorde mínimo absoluto em qualquer ilha( a qualquer altitude), este quase de certeza se encontra lá muito em cima depois das nuvens no Pico:). Será muito diferente da do Pico Ruivo?

• Gosto
Eu devia ter referido que estava a procura de valores nas estações mais próximas do nível do mar, para tentar comparar todas as ilhas do Arquipélago em condições semelhantes:). Também era giro saber o recorde mínimo absoluto em qualquer ilha( a qualquer altitude), este quase de certeza se encontra lá muito em cima depois das nuvens no Pico:). Será muito diferente da do Pico Ruivo?

Como deves de saber, as temperaturas máximas e mínimas previstas, são só para as cidades onde estão localizadas as principais estações, porque se formos para outras zonas das ilhas, o cenário é outro, e é isso que as pessoas se esquecem. Não nos podemos guiar apenas pelas cidades. As ilhas territorialmente são muito mais que isso, tanto seja na Madeira como nos Açores.

Em relação aos recordes das estações ao nível do mar,ou de outras nas zonas interiores das ilhas tenho apenas dados sobre S. Miguel e Terceira, mas o que julgo, é que a montanha do Pico é a zona mais fria e chuvosa de Portugal ( se incluirmos as ilhas no território português).

Os dados que tenho sobre S. Miguel referem que a temperatura média anual varia entre os 9ºC no Pico da Vara e os 17ºC junto à orla costeira.

A média da temperatura mínima no Inverno desce abaixo dos 5ºC nas zonas mais elevadas, e ultrapassa os 11ºC nas zonas litorais de menor elevação. Quanto à média das temperaturas máximas no Verão, o valor mínimo (16ºC) é novamente atingido nos pontos mais altos da ilha, enquanto o valor máximo (24ºC) ocorre na região litoral.

Os dados que também tenho em relação à Terceira referem que temperatura média anual varia entre os 9-10ºC no cume da serra de Santa Bárbara, e cerca de 17ºC junto à costa. A temperatura mínima de Inverno varia entre os 4ºC e os 12ºC, enquanto a temperatura máxima de Verão não desce abaixo dos 14ºC e atinge um máximo de 23ºC. Estes valores são também comparáveis aos que são observados em S. Miguel.

Pois eu compreendo foi por isso que usei o termo "semelhantes" e não iguais. De qualquer maneira suponho que perto do mar não variem muito entre todas as ilhas do Arquipélago, as latitudes e longitude são muito semelhantes. Dos dados que vi talvez Santa Maria fosse a mais quentinha tanto nas temperaturas médias como nos extremos de recorde mínimo (acho que andava nos 4,5 ou qualquer coisa). Mas mesmo Santa Maria tinha uma média anual de 17,8 enquanto as outras ilhas 17,6 lembro-me vagamente destes números, acho que tirei da noaa e os valores médios do atlas climatológico das Canárias Açores e Madeira. Em relação ao Corvo só encontrei dados do weatherbase:( e os dados registados só tem uma amostra dos últimos 9 anos, por isso não da para extrapolar a temperatura mínima comparativamente com as outras estações tão antigas.

Já agora por curiosidade nesses últimos 9 anos o Corvo foi até aos 6.1 graus o que seria ainda assim a ilha menos fria (em extremos), mas tendo em conta que a amostra são os últimos 9 anos é natural não ser justa esta comparação:)

• Gosto
Pois eu compreendo foi por isso que usei o termo "semelhantes" e não iguais. De qualquer maneira suponho que perto do mar não variem muito entre todas as ilhas do Arquipélago, as latitudes e longitude são muito semelhantes. Dos dados que vi talvez Santa Maria fosse a mais quentinha tanto nas temperaturas médias como nos extremos de recorde mínimo (acho que andava nos 4,5 ou qualquer coisa). Mas mesmo Santa Maria tinha uma média anual de 17,8 enquanto as outras ilhas 17,6 lembro-me vagamente destes números, acho que tirei da noaa e os valores médios do atlas climatológico das Canárias Açores e Madeira. Em relação ao Corvo só encontrei dados do weatherbase:( e os dados registados só tem uma amostra dos últimos 9 anos, por isso não da para extrapolar a temperatura mínima comparativamente com as outras estações tão antigas.

As águas em Santa Maria, de todo o arquipélago são as mais quentinhas.

Santa Maria tem uma parte seca e outra húmida. É um pouco como a Madeira digamos assim. Parece que estás em 2 ilhas diferentes na mesma ilha. Ainda assim, é mais húmida que a Graciosa, esta última muito seca, e muito baixa. Nem há ribeiras sequer na Graciosa, mas em Santa Maria já existem imensas.

O Pico também é uma ilha quente e algo seca. Também não tem muitos cursos de água como as suas congéneres. Terceira e São Miguel são muito idênticas, embora chova mais em S. Miguel por ser uma ilha mais montanhosa. São também ambas muito húmidas.

Flores é igualmente tão húmida quanto São Miguel, daí o verde persistente durante todo o ano nestas 2 ilhas, ao contrário de outras.

São Jorge, humido e chuvoso.

Faial, um pouco como a Terceira e São Miguel.

Corvo têm um clima que alguns autores apenas consideram as zonas baixas da ilha como tendo um clima subtropical húmido, tal como as zonas baixas da costa norte da ilha da Madeira.

Em relação aos dados do Corvo, penso que só O IPMA ou a Universidade dos Açores estarão mais a par disso, já que encontrar dados via net sobre aquela ilha, é algo complicado.

É muito difícil, para mim pelo menos, caracterizar um clima principalmente nos Açores e Madeira. Tudo o que disseste faz sentido mas as ilhas são tão diversificadas que um só clima não serve muitas vezes para caracterizar a ilha num todo :D.

Uma vez houve uma discussão (e até criei mais tarde um tópico no forum de climatologia) sobre a possibilidade de existência de um clima tropical com estação seca nas zonas mais quentes da Madeira, mais precisamente na costa sul da Madeira.

Chegou-se à conclusão que poderá ser possivel, tendo em conta que a estação mais quente (Ponta do Sol) tem cumprido os critérios (17,8 média temperatura média do mês mais frio) nos últimos anos. Supostamente há locais mais quentes ainda mas não há estações lá:). E depois claro todo aquele planalto acima dos 1300 metros e as montanhas certamente não apresentam clima tropical:D. Nas zonas mais altas ouvi falar de valores de chuva acima dos 3200mm, e depois na parte seca provavelmente chove quase tanto como no Porto Santo (muito pouco). É como tu dizes muito parecido com Santa Maria. E não podemos dizer que uma ilha é assim ou assado num todo.

Agora falando outra vez nas previsões para sábado, achas mesmo que as temperaturas poderão chegar perto dos 5 senão os 5, nas regiões costeiras?

• Gosto
É muito difícil, para mim pelo menos, caracterizar um clima principalmente nos Açores e Madeira. Tudo o que disseste faz sentido mas as ilhas são tão diversificadas que um só clima não serve muitas vezes para caracterizar a ilha num todo :D.

Uma vez houve uma discussão (e até criei mais tarde um tópico no forum de climatologia) sobre a possibilidade de existência de um clima tropical com estação seca nas zonas mais quentes da Madeira, mais precisamente na costa sul da Madeira.

Chegou-se à conclusão que poderá ser possivel, tendo em conta que a estação mais quente (Ponta do Sol) tem cumprido os critérios (17,8 média temperatura média do mês mais frio) nos últimos anos. Supostamente há locais com mais quentes ainda mas não há estações lá:). E depois claro toda aquele planalto acima dos 1300 metros e as montanhas certamente não apresentam clima tropical:D. Nas zonas mais ouvi falar de valores acima dos 3200mm, e depois na parte seca provavelmente chove quase tanto como no Porto Santo (muito pouco). É como tu dizes muito parecido com Santa Maria.

Agora falando outra vez nas previsões para sábado, achas mesmo que as temperaturas poderão mesmo chegar perto dos 5 senão os 5, nas regiões costeiras?

Completamente verdade. Só na Madeira existem tantos aspectos climáticos como referiste. Claro que falei apenas no geral e fiz uma caracterização rápida das ilhas a pente fino, porque se fosse esmiuçar cada zona do arquipélago, ou cada ilha, haveria muito mais para dizer...

Há autores que defendem o seguinte critério para os Açores:

clima subtropical húmido até aos 600m
clima oceânico dos 600m ate 1200m
clima alpino acima de 1200m

Para a Madeira:

clima subtropical ate 800m
clima oceanico acima de 800m

Mas claro que isso ainda dava muito pano para manga para descrever cada ilha, porque cada ilha da Macaronésia tem inerente em si vários micro climas específicos :cool:

Em relação às mínimas previstas, é bastante provável que em alguns locais das zonas costeiras chegue a esse valor.

Por exemplo, na 3 feira passada registei uma máxima de 7 º C às 21 h da noite, quando passava de carro numa zona baixa perto do mar para entrar para a minha freguesia que fica a 300/400 m acima do nível do mar, e quando cheguei à minha freguesia já marcava 6 º C, por isso penso que vai haver de novo a repetição dos últimos dias.

Se essa massa de ar polar conseguir chegar à Madeira, é bem provável que nas zonas costeiras a norte da ilha as temperaturas também desçam bastante. :hehe:

E já agora em relação aos dados do Corvo, mesmo naquele atlas climatológico das nossas ilhas(que teve a participação do IM e os espanhóis) não apresenta muitos valores para o Corvo (só entre a década 70-80). Isto faz me pensar que a estação está um pouco esquecida ou mal gerida ou apresenta problemas, hás de reparar que nos resumos mensais dos Açores muitas vezes não aparecem os valores do Corvo e às vezes só usam valores parciais.

Gostava que houvessem mais estações no nosso País, por exemplo a estação de bica da cana (1500 metros "apenas") na Madeira tem um recorde de mínimas para a ilha de -9.5 graus. Acredito que estações perto do pico ruivo pudessem fornecer valores mais baixos:D .

• Gosto