Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

E já agora em relação aos dados do Corvo, mesmo naquele atlas climatológico das nossas ilhas(que teve a participação do IM e os espanhóis) não apresenta muitos valores para o Corvo (só entre a década 70-80). Isto faz me pensar que a estação está um pouco esquecida ou mal gerida ou apresenta problemas, hás de reparar que nos resumos mensais dos Açores muitas vezes não aparecem os valores do Corvo e às vezes só usam valores parciais.

Gostava que houvessem mais estações no nosso País, por exemplo a estação de bica da cana (1500 metros "apenas") na Madeira tem um recorde máximo para a ilha de -9.5 graus. Acredito que estações perto do pico ruivo pudessem fornecer valores mais baixos:D .

Sim, já tinha reparado também nisso Cluster.

Há muita coisa que está ainda por completar tanto da Madeira como dos Açores. Em relação a esse Atlas que referiste,é muito bom, pena é que só tivessem sido estudadas as ilhas maiores e principais do arquipélago da Madeira e Açores. Enfim...e com esta me vou :lol:

Abraço meteorológico, :thumbsup:
 
@rozzo, trocas isso por miúdos?

A azul é precipitação sob a forma de chuva, e a rosa sob a forma de neve.
Isto previsto pelo modelo de mesoscala NAE. É altamente invulgar ver um modelo a dar neve de forma generalizada naquela área enorme do Atlântico, e esse limite está pertíssimo do grupo Ocidental dos Açores.

Os perfis verticais são impressionantes, com temperaturas de ponto de orvalho negativas até quase à superfície, mas claro temperaturas do ar bem positivas devido ao efeito do mar. A previsão é de uma atmosfera bastante seca o que apesar das temperaturas altas permite a resistência de flocos mais tempo em temperaturas positivas, e claro durante aguaceiros as quedas na temperatura serão notórias. Mas os modelos apresentam pouca precipitação, poderá ser o maior problema. Ainda assim, com água do mar a uns 15º e temperatura abaixo dos -30º aos 500hPa acho que será de esperar alguma instabilidade moderada.

Acho que em aguaceiros mais favoráveis (caso ocorram) poderia mesmo nevar a cotas inferiores a 500m no grupo Ocidental e em parte do grupo Central da parte da tarde. Aguardemos e vamos ver, estou bastante curioso, afinal é um evento pouco frequente que não dá para fazer grandes prognósticos por eventos passados semelhantes, pois são muito escassos.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Bom, o IPMA prevê mínimas que podem atingir os 0 º C na madrugada de Domingo nas maiores altitudes das ilhas. A possibilidade para neve também está presente nestas mesmas serras.

Pico da Vara - São Miguel
Santa Bárbara - Terceira
Pico da Esperança - São Jorge
Montanha do Pico - Pico
Cabeço Gordo - Faial
Morro Alto - Flores


Vamos ver

Sigo com chuva por vezes um pouco intensa e algum vento.
 
Boa noite!

Sigo com chuva e vento moderado a fresco.

Hoje, caíram alguns aguaceiros ao longo do dia. Agora à noite, têm caído alguns aguaceiros pontualmente fortes.

Mantém-se a previsão de aguaceiros que poderão ser de granizo e de neve amanhã. Embora estejam presentes as condições para a queda de neve nos pontos mais altos de algumas ilhas, o GFS continua a prever precipitação pouco significativa.


GFS (Saída das 12z) - Cotas mínimas previstas:

Corvo - 250 m
Flores - 300 m
Faial - 550 m
Pico - 550 m
São Jorge - 500 m
Graciosa - 450 m
Terceira - 550 m
São Miguel - 750 m
Santa Maria - 900 m


Continuação de uma boa sexta-feira.
 
Bom, o IPMA prevê mínimas que podem atingir os 0 º C na madrugada de Domingo nas maiores altitudes das ilhas. A possibilidade para neve também está presente nestas mesmas serras.

Pico da Vara - São Miguel
Santa Bárbara - Terceira
Pico da Esperança - São Jorge
Montanha do Pico - Pico
Cabeço Gordo - Faial
Morro Alto - Flores


Vamos ver

Sigo com chuva por vezes um pouco intensa e algum vento.

Estive a ver no Google Earth algumas das altitudes na ilha de S. Miguel. De acordo com a post do Afgdr (da GFS) a altitude mínima para a ilha é de 750m.

Alguém sabe se a queda de neve também será possível ao fim da tarde na montanha Barrosa? - ponto mais alto à esquerda da Lagoa do Fogo com a altitude máxima de 947 metros. (atingindo os 0ºC como no Pico da Vara)
 
Estive a ver no Google Earth algumas das altitudes na ilha de S. Miguel. De acordo com a post do Afgdr (da GFS) a altitude mínima para a ilha é de 750m.

Alguém sabe se a queda de neve também será possível ao fim da tarde na montanha Barrosa? - ponto mais alto à esquerda da Lagoa do Fogo com a altitude máxima de 947 metros. (atingindo os 0ºC como no Pico da Vara)

Bem-vindo Mawk! ;)

Acho que será possível. O IPMA prevê aguaceiros que poderão ser de neve acima dos 800 metros em São Miguel amanhã.

No entanto, o GFS prevê pouca quantidade de precipitação. A precipitação é um fator determinante na queda de neve e por isso só nos resta esperar para ver o que vai acontecer.
 
Vigora um Aviso Amarelo para o Grupo Oriental devido a precipitação pontualmente forte.


AVISO METEOROLÓGICO 09/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: A passagem de uma superfície frontal pelo arquipélago provocará precipitação pontualmente Forte nas ilhas do grupo Oriental, assim emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-01-10 e as 09UTC de 11-01-2014
 
O IPMA - Delegação Regional dos Açores publicou no seu Facebook uma mensagem relativamente ao tempo frio que se irá verificar amanhã, 11 de Janeiro e no domingo, dia 12 de Janeiro em todo o arquipélago.

Facebook: IPMA - Delegação Regional dos Açores


Para os devidos efeitos e, em actualização da previsão da queda de neve nos Açores, informa-se que:

1º - Na sequência da entrada de uma massa de ar polar, espera-se (para dia 11 de janeiro, sábado) uma descida dos valores da temperatura do ar (temperatura mínima atinja os 5ºC em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo e os 7ºC na Horta e Ponta Delgada) e um aumento da intensidade do vento (FORTE (50/65 km/h) com rajadas até 75 km/h no Grupo Ocidental, e fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70 km/h nos Grupos Central e Oriental).

2º - Quando estão reunidas estas condições é natural que os corpos ao ar livre sintam uma temperatura aparente mais baixa do que a temperatura real observada. (índice wind chill: http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/index.html?page=wc.xml ).

Assim, a partir do dia 11 de Janeiro e estendendo-se durante a madrugada e manhã do dia 12 de Janeiro:

- Flores: a partir dos 150 m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos 0ºC;
a partir dos 750m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos -10ºC
- Faial: a partir dos 200 m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos 0ºC;
a partir dos 900m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos -10ºC
- Terceira: a partir dos 200 m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos 0ºC;
a partir dos 1000m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos -10ºC
- S.Miguel: a partir dos 300 m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos 0ºC;
a partir dos 1050m de altitude o índice de Wind Chill é inferior aos -10ºC.

3º - Prevê-se ainda que ocorram aguaceiros, mas fracos, e que poderão ser de neve acima dos 400m de altitude no grupo Ocidental, acima dos 600m de altitude no Grupo Central e acima dos 800 m no Grupo Oriental. Contudo não estão previstos quaisquer eventos severos de tempo frio e/ou queda abundante de precipitação/neve.
 
O SRPCBA - Açores publicou uma nota informativa relativamente ao tempo frio com recomendações para a população.

Facebook: SRPCBA - Açores


c7ZI1ZQ.jpg
 
Boa noite,

Apenas digo isto.... Se chovesse torrencialmente amanhã para mim seria um dia espetacular....Aposto que ficaria tudo branquinho....

Contudo, já vai ser bem interessante, pois nunca vi o IPMA a alertar os Açorianos para um dia frio...só espero que se atingem recordes...

Boa noite
 
  • Gosto
Reactions: Mawk e Afgdr