Eu acho que já deu para perceber que andamos com falta de chuva....já ninguém aguenta esse inverno completamente atípico....
Toda a gente por aqui tem se queixado.... até os mais antigos dizem não se lembrarem de um tempo desses.... o mau disso é que algumas terras já andam a ficar secas aos poucos.... tenho noticia que nas ilhas mais secas (Graciosa, Pico e Santa Maria) está tudo um "deserto" sem chuva....isto segundo aquilo que me tem dito....
o que vai aguentando é a humidade e a fraca evaporação que vai ajudando a alagar o solo logo pelas manhãs porque de resto, não são meros chuviscos que irão resolver a situação...
as poucas frentes que cruzam o arquipélago já entram totalmente desgastadas, e só caem chuviscos fracos e ainda por cima de curta duração....
O maior problema, é que à medida que a estação climática vai passando, a tendência é do AA intensificar-se novamente.... Ou seja, se agora (INVERNO) o AA continua mais a norte para a sua posição normal, estou em crer que daqui a passos largos será o intensificar do AA e não o seu enfraquecimento, uma vez que as altas pressões por norma também acompanham a posição dos raios solares...só não entendo quais são os mecanismos atmosféricos que no Inverno levam a que um anticiclone esteja durante muito tempo posicionado desta forma....no verão até percebo, mas no Inverno? É que 2011 foi mais ou menos a repetição deste, se bem que dessa vez esteja sendo bem pior.... Se os céus não desabarem agora como deve ser, vamos estar aflitos mais à frente... a situação de momento não é nada boa....