Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2015

Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se encoberto durante todo o dia.

As mínimas de ontem andaram à volta dos 10-12°C. A mínima mais baixa foi 10,3°C, registada no Nordeste, seguindo-se São Jorge com 10,5°C, o Pico com 10,9°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,2°C, Santa Maria com 11,4°C, as Flores com 11,5°C, a Graciosa com 11,6°C, o Corvo com 11,9°C, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) e Horta com 12°C e Terceira (Angra do Heroísmo) com 12,1°C.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento nulo/fraco. A temperatura ronda os 13°C.

Hoje, o céu esteve novamente encoberto, com uma ou outra aberta.

As mínimas de ontem andaram entre os 9-13°C. A mínima mais baixa foi 9,1°C, registada novamente no Nordeste, seguindo-se o Aeroporto de Ponta Delgada e Santa Maria com 9,8°C, as Flores com 10°C, São Jorge com 10,4°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) com 10,5°C, o Pico com 11,1°C, Angra do Heroísmo com 11,4°C, a Graciosa com 11,6°C, a Horta com 12°C e o Corvo com 13,2°C.

Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se encoberto durante todo o dia.

As mínimas de ontem andaram à volta dos 10-12°C. A mínima mais baixa foi 10,3°C, registada no Nordeste, seguindo-se São Jorge com 10,5°C, o Pico com 10,9°C, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,2°C, Santa Maria com 11,4°C, as Flores com 11,5°C, a Graciosa com 11,6°C, o Corvo com 11,9°C, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) e Horta com 12°C e Terceira (Angra do Heroísmo) com 12,1°C.

Boa noite

Esse céu encoberto infelizmente não traz precipitação significativa ou mesmo nenhuma, é uma camada baixa e estável de estratocumulus.
aZDkVMz.jpg

Pelo menos traz uma diminuição da evapotranspiração e por vezes nevoeiro nas zonas altas que mantém ou até deposita alguma humidade.
Para os próximos dias nada há de precipitação significativa nas previsões.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
Boa noite!

Sigo com céu praticamente encoberto e vento nulo/fraco. A temperatura ronda os 13°C.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto.

Ontem, as mínimas variaram entre os 10-13°C. A mínima mais baixa registou-se novamente no Nordeste, 10,4°C, seguindo-se o Aeroporto de Ponta Delgada com 11,1°C, São Jorge com 11,2°C, Angra do Heroísmo com 11,4°C, o Pico com 11,5°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) e Santa Maria com 11,7°C, a Graciosa com 12,3°C, a Horta com 12,5°C e as Flores e o Corvo com 13,2°C.

Última edição:
Boa tarde!

Por aqui, céu praticamente encoberto e vento bonançoso.

JqiBiAk.jpg

Edit (17h32): O sol veio, entretanto... e uns pingos também...

fcrfAvt.jpg

Relativamente ao dia de ontem, as mínimas andaram entre os 9-14ºC. A mínima mais baixa foi 9,4ºC, registada no Aeroporto de Ponta Delgada, seguindo-se o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) com 9,8ºC, o Pico com 9,9ºC, o Nordeste com 10,7ºC, Santa Maria com 12,1ºC, a Graciosa com 12,2ºC, Angra do Heroísmo com 12,8ºC, a Horta com 13,9ºC, as Flores com 14,5ºC e o Corvo com 14,6ºC. Os dados da estação de São Jorge encontram-se errados, uma vez que 0ºC é um valor evidentemente incorreto.

Última edição:
Boa noite!

Por aqui, noite fria com céu limpo e vento fraco. A temperatura ronda os 12°C.

Hoje, o céu apresentou-se pouco nublado a (quase) limpo. Durante a madrugada, caiu algum chuvisco/chuva fraca.

Fotografia da câmara do Spotazores da Lagoa, hoje às 12h52

mWsDw4t.jpg

Relativamente ao dia de ontem, a mínima mais baixa foi 9,9°C, registada no Pico, seguindo-se o Nordeste com 11,5°C, o Aeroporto de Ponta Delgada com 11,7°C, Santa Maria com 12°C, São Jorge com 12,5°C, a Graciosa com 12,6°C, o Obs. Afonso Chaves (Ponta Delgada) e a Horta com 12,8°C e Angra do Heroísmo com 13,3°C. No Grupo Ocidental, as mínimas foram mais altas, tendo-se registado 15,8°C nas Flores e 15,9°C no Corvo.

Última edição:
Já estou farto de ver anticiclone nas cartas desde Dezembro. Isto é tudo menos normal.

Por favor alguém consegue adiantar alguma previsão para os próximos dias/semanas para os Açores??
É porque já andamos nisso há mais de um mês, e não há maneira de mudar .... não me digam que a estação vai ser toda assim? :wacko:

Última edição:
  • Gosto
Boa noite!

Por aqui, céu limpo e vento fraco. A temperatura ronda os 12ºC.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente parcialmente nublado, tornando-se encoberto para a tarde, com abertas.

Ontem, as mínimas foram mais baixas no Grupo Oriental, de acordo com os dados que foram disponibilizados, tendo-se registado 11ºC em Santa Maria, a mínima mais baixa, 11,7ºC no Aeroporto de Ponta Delgada e 12,2ºC no Obs. Afonso Chaves, em Ponta Delgada. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram na casa dos 14-16ºC.

Seguem-se três fotos da câmara do Spotazores da tarde de hoje aqui na Lagoa.

UwW3lg1.jpg

RFXZXeN.jpg

lTnYBg8.jpg

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor
Hoje, o céu apresentou-se pouco nublado a (quase) limpo. Durante a madrugada, caiu algum chuvisco/chuva fraca.

:rain: durante a madrugada e manhã de dia 25 choveu em S.Miguel! Significativa no Nordeste mas foi fraca apesar de persisitir durante onze horas:
cAmridD.jpg

TZLLo6J.jpg

Já estou farto de ver anticiclone nas cartas desde Dezembro. Isto é tudo menos normal.

Por favor alguém consegue adiantar alguma previsão para os próximos dias/semanas para os Açores??
É porque já andamos nisso há mais de um mês, e não há maneira de mudar .... não me digam que a estação vai ser toda assim? :wacko:

Não vai! :D Fevereiro vai marcar alguma diferença com frentes e núcleos depressionários a tentarem deitar o anticiclone abaixo que entretanto muda a sua base principal para a Europa central. Ainda não será o padrão ideal mas é um início de mudança. Começará no dia 3. Claro que tudo isto é apenas uma leitura dos modelos, a uma semana de distância...:hmm: e o meu optimismo é moderado porque na última semana o Atlântico à latitude/longitude das ilhas arrefeceu, isto é, a anomalia negativa estendeu-se e anomalia positiva retraiu-se. As frentes e depressões virão com ímpeto de oeste mas arrefecerão rapidamente a sua actividade sobre as ilhas. Aguardemos, este padrão pode alterar-se ainda durante esta semana.

Última semana:
9tLMz92.gif

penúltima semana:
nZp6L6Z.gif

• Gosto
Boa noite,

Eu diria mesmo mais, no verão que passou, não sei se teve tantos dias seguidos de bom tempo como neste mês de Janeiro... Se à noite as temperaturas estivessem mais elevadas ninguém diria que é inverno...
Muito sinceramente não me recordo de um inverno assim, tivemos 15 dias no mês de Dezembro com humidade extrema, mas com muito pouca precipitação e depois entrou este tempo anticiclónico...e é isto..
Não me queixo porque não gosto de invernos com humidade elevada....mas preocupa-me se o tempo se mantiver assim...e continuar na primavera assim...pois quando chegar o verão iremos sentir na pele a falta da água...