Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

• Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início
Vento em S.Miguel diminuiu na Tronqueira e na costa norte central. Mantém-se forte na Salga. Subiu um pouco em Mosteiros, pouco significativo.

utIHMyE.gif

É um ciclone muito pequeno e compacto, e julgo que os ventos mais fortes devem ter ficado no mar entre Terceira e São Miguel, numa zona a leste do centro, que me parece que passou ligeiramente mais à direita que o previsto.
Mas daí até calmaria em Angra é um bocado estranho hehe

Por ex. dois outputs de modelos (atenção que são modelos, não correspondem à realidade)

m3lFX9k.png

19XjxCx.png

Isto mete medo por estes lados!!
Deviam ser 11h45 e o vento parou de repente, começou a chover (nada demais) e vento nada de nada... Até fui à rua ver se os meus olhos estavam a ver bem! Não se sentia uma brisa que fosse, e a sensação térmica subiu, pois nem frio se sente.
Neste momento continua uma calmaria que nem vos conto, o céu ficou por momentos quase limpo, apenas com nuvens em altitude, mas o sol parecia que estava a querer dar um ar da sua graça.
Definitivamente, algo que nunca vi... Estou de queixo caído!!!!
Veremos o que ai vem agora...

ATUALIZAÇÃO:
12h38 - Acendeu-se uma pequena arragem de Sudoeste!

Isto mete medo por estes lados!!
Deviam ser 11h45 e o vento parou de repente, começou a chover (nada demais) e vento nada de nada... Até fui à rua ver se os meus olhos estavam a ver bem! Não se sentia uma brisa que fosse, e a sensação térmica subiu, pois nem frio se sente.
Neste momento continua uma calmaria que nem vos conto, o céu ficou por momentos quase limpo, apenas com nuvens em altitude, mas o sol parecia que estava a querer dar um ar da sua graça.
Definitivamente, algo que nunca vi... Estou de queixo caído!!!!
Veremos o que ai vem agora...

ATUALIZAÇÃO:
12h38 - Acendeu-se uma pequena arragem de Sudoeste!

Realmente é estranho não chover em Angra, porque a 15 km a oeste de Angra a chuva continua a Cair de uma forma persistente... Não muito forte... Mas vai acumulando...

Quando se fica nos intervalos entre bandas convectivas, as abertas podem ser desconcertantes. A passagem a leste das ilhas também contribuiu muito para o vento ser bem menos do que o esperado. É preciso lembrar que estava previsto quando os avisos foram emitidos que o centro passasse sobre S.Jorge ou perto; passou a Leste da Terceira em vez disso. S.Miguel sentiu bem mais o vento.