Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

  • Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início
13:55

Notável a sombra da ilha de S.Miguel para norte.

C3qPtZC.jpg
 
Todos os caudais de S.Miguel em diminuição. Lombo Frio, que mede o caudal proveniente das Furnas e que desagua na Ribeira Quente, esteve durante dois longos períodos acima do máximo mensurável; também está em decréscimo.

C3qPtZC.jpg


Intensidade da precipitação a diminuir em toda a ilha, fraca a moderada nesta altura.

Chuva muito fraca em Santa Maria.

Persiste precipitação ainda moderada quase forte em S.Caetano, Pico.
 
Ah ok. Dava jeito era uma oficial bem calibrada. A última pressão mínima no centro estimada pelo NHC era 986mb, julgo que andará abaixo disso, mas provavelmente não tanto como essa Santa Luzia reporta.

Angra do IPMA, às 13:00 registava 991,8 hPa, por isso tenho grandes dúvidas sobre os valores absolutos daquelas estações amadoras. Valem pela variação que mostraram, apenas.

Angra evidencia uma descida de 4 hPa entre as 12:00 e as 13:00

Jrzl29B.gif
 
Realmente é estranho não chover em Angra, porque a 15 km a oeste de Angra a chuva continua a Cair de uma forma persistente... Não muito forte... Mas vai acumulando...
O vento é que está calmo e a temperatura
subiu...

Aqui por São Mateus, confirmo o que o Hazores disse em relação à chuva, ao vento e a temperatura.
Para além disso baixou um nevoeiro cerrado que não me permite ver a mais de 50/60 metros. Já não consigo ver o Negrito para ver como está o mar.
 
Bem, resta esperar pelos possíveis relatos de algumas ocorrências. Felizmente, o pior não aconteceu. Foi um desvio "abençoado" para Leste da Terceira, que evitou algum possível desastre. Acho sinceramente que isto deve ser considerado um aviso, pois, como o meteorologista Diamantino Henriques diz, estamos a ser influenciados este inverno pelo El Nino e pelo aquecimento global. Sendo assim, fenómenos extremos poderão vir a ocorrer particularmente este inverno, este ano e, numa perspetiva geral, daqui para a frente.
É de realçar também a importância deste fórum no acompanhamento das tempestades. Entrei há pouco tempo e já me sinto feliz por ter entrado para aqui. Penso não haver outra forma tão boa para acompanhar futuras tempestades que venham a ocorrer.
Um bem haja, e que futuros eventos não coloquem tanto em risco a população.;)
 
O que se conclui é que tudo o que ficou a oeste do núcleo não teve grande vento, ou seja, este ciclone apenas tinha um forte potêncial a este do núcleo, tal como os muitos modelos de mesoescala o indicaram e muito bem!
 
Comparando o registo das 13:00 utc (12h00 locais) das três estações da Terceira, com os 991,8 hPa da IPMA de Angra:

Serreta: 993,8
Canada: 985,3
S. Luzia: 974,0
Atenção que os registos do IPMA, sendo horários, não vão apresentar variações bruscas (o mínimo de pressão neste caso), tendo que se esperar até à publicação do relatório diário amanhã. A estação amadora de Santa Luzia no entanto está claramente descalibrada, há uma mesmo ao lado dessa que teve como mínimo 988 hPa, mais próximo das outras duas estações amadoras.
http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IAORESAN3