Relativo porque são fenómenos diferentes.
Tempestuoso = ondulação + vento + precipitação. O GOc está num patamar distinto até nas temperaturas já que no verão por vezes não baixa dos 20 e alguns e excluindo o Pico são sempre as primeiras ilhas onde pode ocorrer queda de neve.
Madeira 2010 foi uma frente com muita precipitação estratiforme. Maio de 2012 foi uma depressão semi-estacionária a sul dos Açores, cuja frente teve convecção intensa.
Um cone não é mesma coisa que elevações tendencialmente perpendiculares ao fluxo atmosférico mais comum.
Precisamente por serem situações dispares , é que não é regra!
Um cone, (como referes) independentemente da sua localização geográfica, pode registar índices de precipitações excessivas, e neste caso, os gráficos não mentem, porque apesar de Pico e São Miguel estarem situadas numa latitude diferente do grupo ocidental, tendem a registar maior quantidade de precipitação acumulada anual.
Ou será que as Flores e o Corvo registam o mesmo nível de precipitação das suas serras a cotas baixas? óbvio que não!
O mesmo acontece na Madeira (ou Canárias) que por estarem situadas numa posição desfavorável às perturbações de W, conseguem acumular nas suas serras precipitação superior às serras da maior parte das ilhas dos Açores, rivalizando neste aspecto apenas com Pico e São Miguel.
Na lista online (sobre as catástrofes naturais ocorridas nos Açores desde o seu povoamento,) não há uma única alusão sequer a falta de água ou seca na ilha de São Miguel, e no entanto a ilha fica bastante a SE das Flores e Corvo.
Pelo contrário, existem variados relatos de falta de água e secas mortíferas em algumas ilhas localizadas mais a W. (Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa)
Está relacionado com a sua localização geográfica? Com a orografia? Ou outras componentes?
Enquanto algumas ilhas apesar de estarem localizadas mais a oeste, outras são "salvas" pela sua componente orográfica.
Graciosa por exemplo é a ilha mais a norte do grupo central, a mais sêca e a única onde não existem cursos de água, e Santa Maria mais a sueste, consegue acumular valores (na estação das Fontinhas) superiores à primeira.
Há muitas situações que frentes moribundas após passarem as Flores e Corvo, conseguem se intensificar e despejar mais água em cima de outras ilhas mais montanhosas.
Se as maiores ilhas dos Açores, ou até a Madeira estivessem localizadas no mesmo patamar do grupo Ocidental, os valores de precipitação seriam (como deves de calcular) astronómicos.
Não é só a latitude que conta , existem outras variáveis em jogo, portanto é relativo!
Cada ilha é uma realidade diferente, e o clima não obedece a regras!