Bom isso já não sei responder. O que sei é que falando do meu arquipélago, as ilhas açorianas não têm um clima mediterrânico como outros restantes países ou ilhas situadas à mesma latitude; têm, sim, um clima marítimo húmido, mas o que me é dito, é que na Madeira o ar consegue ser mais seco que nos Açores, e por isso por vezes ser mais fácil registarem se temperaturas nos 30 e até acima deste mesmo valor. O mesmo nas serras madeirenses.
Aqui isto já não acontece. Será talvez por a Madeira ou as Canárias apanharem com mais facilidade as massas de ar secas continentais e os Açores não. Não sei. Se alguém conseguir explicar esta razão eu até agradecia porque agora fiquei na dúvida.
Na minha óptica, sempre pensei que quanto mais afastado dos continentes estivesse um arquipélago, ou uma ilha, menos influência receberia da continentalidade, e por conseguinte mais humidade marítima devido à influência marítima do oceano, e os Açores nesta perspectiva, são mais "marítimos" nesse aspecto do que a Madeira ou as Canárias por exemplo.
A verdade é que não conheço muito bem a realidade da Madeira por isso só posso falar pela minha realidade e por aquilo que me dizem ser o clima da Madeira, mas o que te posso dizer é que aqui temos muito "bafo" (humidade). Nos Açores por exemplo, a omnipresença da humidade é sempre constante, o ar é sempre húmido com uma média de humidade relativa rondando cerca dos 75% por aí... se tivessemos 30 º C aqui, acho que morríamos. A humidade nos Açores muito raramente desce abaixo dos 60%. E, e... Agora, se a Madeira é mais húmida que os Açores, prefiro deixar ao critério de quem saiba responder.
Sim, concordo. A vegetação da Madeira e dos Açores é muito rica e variada e para isso contribuem vários factores relacionados com o clima tais como a temperatura, humidade, a nebulosidade, a precipitação, e claro, o vento.
Quando temos massas de ar muito quente as temperaturas tendem a ser superiores nas zonas montanhosas devido ao efeito moderador do mar. Aliás, no verão é bastante frequente as máximas serem um pouco superiores nas zonas mais afastadas do mar.
A humidade no Funchal é da ordem dos 70%, durante todo o ano. No entanto estas massas de ar provenientes do Sahara tendem a ser bastante secas.
Hoje por exemplo, no pico do Areeiro (1800m alt.), as temperaturas variaram entre os 22ºC e os 30ºC e a humidade andou pelos 30%. No Funchal, as temperaturas variaram entre os 20ºC e os 23ºC e a humidade rondou os 90%.