A ilha de S. Miguel está a norte da ilha de Santa Maria, que conjuntamente com ela constitui o Grupo Oriental dos Açores.
No Inverno, a precipitação acumulada na ilha de São Miguel, varia entre os 300 mm - 1200 mm, enquanto no verão a gama de variação é entre 100 mm e 400 mm.
O clima de São Miguel é em geral mais chuvoso que o de Portugal Continental.
Os dias de verão com temperatura máxima superior a 25 º C só ocorrem em média nas zonas costeiras com altitude baixa, onde podem ultrapassar 20 dias/ano.
O interior da ilha encontra-se a altitudes demasiado elevadas para a ocorrência de "dias de verão". Do mesmo modo, devido à influência moderadora do oceano à altitude, só ocorrem "noites tropicais" (temperatura mínima superior a 20 º C), nas zonas costeiras, especialmente na parte oeste da ilha com um máximo de cerca de 10 noites/ano.
A temperatura média anual varia entre 9 º C no Pico da Vara (maior altitude da ilha com 1108 m) e 17 º C junto à orla costeira. Quanto à média das temperaturas máximas de verão, o valor mínimo (16 º C) é novamente atingido nos pontos mais altos da ilha, enquanto o valor máximo (24 º C) ocorre na região litoral.
Nas zonas de altitude mais elevada, a precipitação anual é superior a 3000 mm, podendo atingir valores próximos dos 3800 mm no Pico da Vara.
A ilha Terceira é a ilha mais oriental do Grupo Central.
A temperatura mínima de inverno varia entre 9 - 10 º no Cume da Serra de Santa Bárbara (ponto mais alto da ilha com 1021 m) e cerca de 17 º junto à costa.
Por seu lado, a temperatura mínima de inverno varia entre 4 º e 12 º C enquanto a temperatura máxima de verão não desce abaixo dos 14 º C e atinge um máximo de 23 º C. Estes valores são comparáveis aos observados em S. Miguel.
A ilha Terceira é no entanto um pouco menos chuvosa que S. Miguel, visto que a precipitação média anual, não ultrapassa os 3400 mm no cume da Serra de Santa Bárbara, embora na quase totalidade da ilha, a precipitação seja superior a 1000 mm, tal como em São Miguel.
Na ilha Terceira ocorrem até "30 dias de verão" e até "15 noites tropicais" por ano, novamente valores comparáveis aos observados em S. Miguel.