Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite!

Está em vigor novamente um aviso AMARELO em relação a precipitação para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), bem como LARANJA para vento, e ondulação. Nos grupos Central e Oriental do arquipélago está em vigor um aviso LARANJA ao nível da precipitação, vento e ondulação para as próximas horas.












Sigo com períodos de chuva e algum vento.

Cumps,
Azor
 
[quote]Climatologista alerta para risco de repetição de derrocadas e cheias nos Açores[/quote]

Climatologista alerta para risco de repetição de derrocadas e cheias nos Açores

O climatologista Brito de Azevedo admitiu hoje uma “grande probabilidade” de repetição das recentes derrocadas e cheias que assolaram nos últimos dias as ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores.

“Sabemos que elas vão acontecer, mas não podemos garantir o local exato onde vão acontecer. Vão ter lugar de forma aleatória por todo o arquipélago”, disse à agência Lusa o docente da Universidade dos Açores.

Brito de Azevedo defendeu que, nos Açores, o que há a fazer é “estar preparado” para os problemas que possam surgir.

“Nós temos de viver com o risco que já está associado à nossa existência de ilhéus. Não podemos é acrescentar situações que aumentem o risco. Temos de ser muito cuidadosos na ocupação do território”, disse o cientista.

O climatologista frisou que não se pode “negligenciar”, sobretudo quando “muitas vezes” as situações irregulares derivam do “interesse duvidoso” sobre a ocupação do território por parte de estabelecimentos, sob o pretexto de “contribuírem para a economia”, pondo-se “em risco” as populações.

“Nem a economia, nem as juntas de freguesias ou outras entidades têm autoridade para colocar em risco o seu vizinho. E, nestes casos, assiste-se a um certo facilitismo”, disse Brito de Azevedo.

Quanto ao caso da ribeira que transbordou na ilha Terceira, o cientista sublinhou que, cada vez mais, os períodos entre ocorrências têm vindo a ser reduzidos.

“Apesar de tudo, as pessoas ao longo da sua vida vão-se esquecendo dos fenómenos que já passaram e até negligenciam aspetos evidentes da própria configuração da ribeira, que indiciam que isso pode voltar a acontecer”, declarou Brito de Azevedo.

http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/2/noticia/8900
 
Pessoal dos Açores o fórum ta parado ta tudo bem por aì?
 
Bem falando do futuro alguem sabe como será estes dias pela RAM ?

(Pareçe que voçes açoreanos ja andam bem fartos de agua)


Na RAM os próximos dias devem ser relativamente calmos praticamente sem precipitação a partir de 6ª feira
 
Boas,

hoje pela manhã chuva grossa e granizo, e de momento um aguaceiro fortíssimo acompanhado de ventania.

Minha mãe chega pelas 6h da tarde do continente. Se os ventos aumentarem como estão a prever o mais certo é o aviao dar meia volta e regressar para trás para o continente.

Espero que cancelem os vôos. Só um louco andaria de avião nesta altura para os Açores.
 
Boas,

hoje pela manhã chuva grossa e granizo, e de momento um aguaceiro fortíssimo acompanhado de ventania.

Minha mãe chega pelas 6h da tarde do continente. Se os ventos aumentarem como estão a prever o mais certo é o aviao dar meia volta e regressar para trás para o continente.

Espero que cancelem os vôos. Só um louco andaria de avião nesta altura para os Açores.

O mais provavel é o avião ir para outra ilha..até à pouco o vento não justificava redireccionar os aviões para outra ilha. Mas nos últimos 20mnts tem sido intenso! Muita chuva e vento..
 
O mais provavel é o avião ir para outra ilha..até à pouco o vento não justificava redireccionar os aviões para outra ilha. Mas nos últimos 20mnts tem sido intenso! Muita chuva e vento..

O problema é que o tempo também está igual nas restantes ilhas.

Tive um amigo o ano passado que veio em Maio pela altura das festas do Santo Cristo do continente para cá e estava tão mau aqui que o aviao não conseguiu aterrar e teve de voltar de novo para o continente. Foi na altura do temporal de Maio do ano passado. Ele diz que esteve mais que 6 h enfiado dentro do avião só nessa brincadeira de andar cá e lá. Mas ao menos os passageiros foram todos reembolsados, se bem que a meu ver o dinheiro não compra o cansaço e os sustos que se apanham sempre que se sai daqui para fora ou de fora para aqui.

Não entendo porque os pilotos se aventuram a voar em condições extremas como essas. Isso contado ninguém acredita, e depois quando há os acidentes queixam-se. :mad:

Sigo com vento e aguaceiros, máxima de 13 º C e parece que o pior ainda está para vir...
 
Como refere o Dr. Diamantino Henriques, neste vídeo, o vento vai atingir rajadas a partir das 00h locais que poderão atingir os 130 km/h e principalmente nas ilhas mais a sul do arquipélago (Faial, Pico, S. Miguel e Santa Maria). São esperadas ondas de 11 m em S. Miguel nesta madrugada.

[ame="http://videos.sapo.pt/yd07roy5nKpmJ32kuetS"]Açores esperam vento forte esta noite - SAPO Vídeos[/ame]
 
Editado por um moderador:
O vento já assobia bem por aqui e os aguaceiros sucedem-se.

Está mau por aqui. Muitos lavradores já levaram os gados das zonas mais altas para zonas mais baixas porque segundo as previsões esta noite parece que vai ser complicada e mais vale prevenir que remediar.

A costa sul de S. Miguel que se prepare porque vai levar "pancadaria" essa noite. Ondas de 11 m estão previstas. S. Roque, Lagoa, Povoação, P. Delgada e Mosteiros são zonas críticas e se estiver maré cheia o mar entra sem problema algum.

Esperemos que não aconteça o pior. Com ventos de 130 km/h se fosse no verão esta depressão podia ser chamada mesmo de tempestade tropical. Ficamos com a versão de inverno agora.

Sopra forte por aqui e chove :rain: