Afgdr
Cumulonimbus
O Dr. Diamantino Henriques acabou de dizer que é mais provável que tenha sido um downburst e não um tornado.
Caíu um raio agora na zona do Outeiro Arrifes, na canada de um amigo meu. O raio por pouco atingia as casas ao lado. As luzes das rua explodiram e está tudo às escuras naquela zona.
Fiquei também com uma baixa de luz em casa agora devido a esta forte trovoada.
Confirma-se o que descreveste...
O meu amigo diz que as pessoas estão todas aos sobressaltos e que o raio fez uma cova funda no pasto. N há luz nos Arrifes :
Boa noite,
Por aqui, na Ilha Terceira, as coisas já estão muito complicadas no que toca a vento.
O meu vizinho já tem o seu portão, ou melhor: o automatismo, partido pela segunda vez em duas semanas. Eu nem arrisquei hoje.
Vi fortes relâmpagos por cima do oceano. Cheira-me que está para chegar festa. No Porto Judeu já há autoridades de prevenção. Aliás, todas as entidades oficiais estão de alerta.
Ás gentes do Porto Judeu, por favor, se os vossos animais estiverem em perigo, mais uma vez: por favor(!!) soltem-nos e dêem-lhes uma oportunidade de se salvarem. Noutro dia, foram dezenas de animais salvos pelas equipas no terreno.
Uma confidência: Soube que, no passado dia 14, o 112 recebeu uma chamada de alguém no Porto Judeu para salvarem-lhe o... Mercedes.
A operadora perguntou-lhe se tinha garagem. Ele disse que sim, mas disse que não o metia lá. Ela disse-lhe que a prioridade de salvamento era para pessoas e animais, não para carros.
Ele insultou-a...
Sigo com 10º de temperatura e vento forte com rajadas. Na costa Sul/Sueste, o vento está muito forte com rajadas a fazer lembrar as Nadine's desta vida.
A chuva, por enquanto, está a níveis suportáveis, mas já caíram algumas pancadas de granizo.
Que tudo corra pelo melhor. Previnam-se e protejam-se. A Protecção Civil começa na casa de cada um.
Cumprimentos,
Nota: Desde o dia 1 de Janeiro, já foram emitidos 53 avisos meteorológicos oficiais. "Rais" parta o Inverno.
Essa do mercedes é forte!
Em que direcção estão o relampagos?
O Dr. Diamantino Henriques acabou de dizer que é mais provável que tenha sido um downburst e não um tornado.