Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite!

Neste momento, na Lagoa, o céu está nublado e o vento sopra moderado a fresco de Sudoeste.



2vNOk1R.png




HcWQcAq.png




IUkpHD0.png




JbugwcT.png




Myx7PoY.png




gMhwsjB.png




ccespfc.png






Uma boa segunda-feira a todos! ;)
 
Nova derrocada no caminho de acesso à Ferraria

Nuno Fontes Sousa / Regional / Hoje, 19:23

17102.jpg


Caminho de acesso à Ferraria, na freguesia dos Ginetes, foi o palco de nova derrocada, a segunda no espaço de poucos dias.

Decorreu hoje uma nova derrocada no caminho de acesso à Ferraria, na freguesia dos Ginetes.
Segundo informações fornecidas pelo diretor regional das Obras Públicas, Bruno Pacheco, o incidente aconteceu exatamente no mesmo local da derrocada do passado dia 18 de março.
Bruno Pacheco explicou ainda que “os trabalhos de limpeza do local ficaram concluídos em menos de uma hora, sendo que o caminho se encontrava vedado ao trânsito devido à instabilidade da vertente e assim vai permanecer até uma melhor análise da situação”.
Ainda de acordo com o diretor regional das Obras Públicas, a derrocada de hoje foi de dimensões inferiores à original e depreende-se que tenha sido resultado da existência de pedras que ficaram soltas na primeira derrocada e que não caíram na altura, acabando por cair este domingo.
Recorde-se que este incidente ocorre somente seis dias após a queda de pedras de grande dimensão na única estrada de acesso às Termas da Ferraria, que na altura isolou durante três horas cinco funcionárias das Termas, dois casais de turistas e um pescador.
As dez pessoas viriam posteriormente a sair do local em segurança, pelo próprio pé, ainda antes da desobstrução completa do caminho, tendo os Vigilantes da Natureza auxiliado o casal de turistas que se encontrava no local, para além dos funcionários existentes naquela zona.


in Açoriano Oriental

http://www.acorianooriental.pt/noticia/nova-derrocada-no-caminho-de-acesso-a-ferraria
 
Chuva forte e com algum vento à mistura pela costa norte de S. Miguel!

Acabaram de me informar que em Ponta Delgada parece um autentico "dilúvio"...
Alguém confirma?
Pela costa norte continua chuva muito forte!

Bom dia!

O cenário foi idêntico na Lagoa (chuva forte e vento moderado a fresco)... Neste momento cai chuva fraca a moderada. :rain:



Continuação de uma boa segunda-feira.
 
Boa tarde!

Está em vigorar um Alerta Laranja para o Grupo Oriental para precipitação pontualmente forte.

AVISO METEOROLÓGICO 59/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

PARA O GRUPO ORIENTAL
Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 15UTC de 2013-03-25 e as 21UTC de 25-03-2013

g3sVkLL.png
 
A precipitação no Nordeste, na ilha de S. Miguel atingiu hoje perto de 46 litros por metro quadrado, informou o delegado regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Henriques.

"Até às 11:00 locais (12:00 no continente) de hoje foram registados 45,8 litros por metro quadrado na estação do Nordeste, 28,5 litros no Observatório Afonso Chaves, em Ponta Delgada, e 29,4 litros no aeroporto", afirmou o responsável, referindo-se a um período de seis horas em que choveu ininterruptamente.

Os valores, mesmo assim, não atingiram os limites do alerta amarelo, no entanto, o IPMA subiu esta tarde o alerta para laranja, tendo em conta que há quase um mês que chove diariamente na ilha de São Miguel.

"Temos de ter em conta que os solos estão saturados e qualquer precipitação que caia contribui para cheias rápidas e para, eventualmente, destabilizar mais ainda os terrenos que estão já por si sobrecarregados de água", admitiu Diamantino Henriques.

O responsável considerou "que esta é uma situação anómala para esta altura do ano" e que a situação de mau tempo só vai melhorar quando "a frente polar acabar por se deslocar para norte".

"Aquilo que eu posso dizer é que a situação pode melhorar à medida que nós nos aproximemos do verão e que esta frente polar também avance em latitude para norte e que o anticiclone dos Açores ocupe o seu lugar na zona", disse.

Apesar de o meteorologista admitir que seja impossível fazer previsões a longo prazo, Diamantino Henriques adiantou que "a tendência nos próximos dez dias será aguaceiros e precipitação".

Entretanto, ao final da tarde de hoje, e devido à melhoria das condições climatéricas nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria, o IPMA retirou todos os alertas meteorológicos até ao final da manhã de terça-feira.
Fonte: www.acorianooriental.pt

Pela costa norte neste momento não chove, mas o vento tá a começar a dar um ar da sua graça!!! Ainda bem que a chuva não causou prejuízos! Boa noite a todos!